PED_2024_S1_EMPJUN_2024 - EMPRESA JÚNIOR
Section outline
-
Como desenvolver empresas e oferecer serviços?
Exemplos de empresas que podem ser desenvolvidas no BCTec com a utilização do Arduino
1) Empresa de Automação Residencial:
Alarmes residenciais;
Controle de Iluminação;
Termostato Inteligente;
Segurança Residencial;
Automação de Entretenimento.
2) Empresa de Robótica
Empresa de construção de protótipos de robôs e de carros para competições.
3) Empresa de Tecnologia Educacional
Jogos eletrônicos;
Tecnologia educacional;
Assistente educacional;
Gamificação educacional.
4) Empresa de serviços ambientais
Monitoramento de energia;
Monitoramento Ambiental;
Agricultura Urbana;
Sistema de irrigação automático;
Sistema de Irrigação Inteligente;
Estação Meteorológica amadora;
Montagem de um Sistema de Monitoramento Ambiental.
-
O que é Arduino?
Arduino é uma plataforma de eletrônica open-source baseada em hardware e software fáceis de usar. As placas Arduino são capazes de ler entradas - como a luz em um sensor, um dedo em um botão ou uma mensagem no Twitter - e transformá-las em uma saída - ativando um motor, acendendo um LED, publicando algo online. Você pode dizer à sua placa o que fazer enviando um conjunto de instruções ao microcontrolador na placa. Para isso, você usa a linguagem de programação Arduino (baseada em Wiring) e o Software Arduino (IDE), baseado em Processing.
Para que serve o Arduino?
Ao longo dos anos, Arduino tem sido o cérebro de milhares de projetos, desde objetos do dia a dia até instrumentos científicos complexos. Uma comunidade mundial de criadores - estudantes, hobistas, artistas, programadores e profissionais - se reuniu em torno desta plataforma open-source. Suas contribuições resultaram em uma quantidade incrível de conhecimento acessível que pode ser de grande ajuda tanto para iniciantes quanto para especialistas.
Origem do Arduino
Arduino nasceu no Ivrea Interaction Design Institute como uma ferramenta fácil para prototipagem rápida, destinada a estudantes sem formação em eletrônica e programação. Assim que alcançou uma comunidade mais ampla, a placa Arduino começou a mudar para se adaptar a novas necessidades e desafios, diferenciando sua oferta de placas simples de 8 bits a produtos para aplicações IoT, vestíveis, impressão 3D e ambientes embarcados.
Por que usar Arduino?
Graças à sua experiência de usuário simples e acessível, Arduino tem sido usado em milhares de projetos e aplicações diferentes. O software Arduino é fácil de usar para iniciantes, mas flexível o suficiente para usuários avançados. Ele roda em Mac, Windows e Linux. Professores e alunos o utilizam para construir instrumentos científicos de baixo custo, para comprovar princípios de química e física, ou para iniciar na programação e robótica. Designers e arquitetos constroem protótipos interativos, músicos e artistas o utilizam para instalações e para experimentar novos instrumentos musicais. Criadores, claro, o utilizam para construir muitos dos projetos exibidos na Maker Faire, por exemplo. Arduino é uma ferramenta fundamental para aprender coisas novas. Qualquer pessoa - crianças, hobistas, artistas, programadores - pode começar a mexer seguindo as instruções passo a passo de um kit, ou compartilhando ideias online com outros membros da comunidade Arduino.
Vantagens do Arduino sobre outras plataformas de microcontroladores
- Econômico: As placas Arduino são relativamente baratas em comparação com outras plataformas de microcontroladores. A versão mais barata do módulo Arduino pode ser montada à mão, e mesmo os módulos Arduino pré-montados custam menos de $50.
- Plataforma cruzada: O Software Arduino (IDE) roda em sistemas operacionais Windows, Macintosh OSX e Linux. A maioria dos sistemas de microcontroladores é limitada ao Windows.
- Ambiente de programação simples e claro: O Software Arduino (IDE) é fácil de usar para iniciantes, mas flexível o suficiente para que usuários avançados também aproveitem. Para os professores, é convenientemente baseado no ambiente de programação Processing, então os alunos que aprendem a programar nesse ambiente estarão familiarizados com o funcionamento do IDE Arduino.
- Software open-source e extensível: O software Arduino é publicado como ferramentas open-source, disponíveis para extensão por programadores experientes. A linguagem pode ser expandida através de bibliotecas em C++, e as pessoas que desejam entender os detalhes técnicos podem fazer a transição do Arduino para a linguagem de programação AVR C na qual ele é baseado. Da mesma forma, você pode adicionar código AVR-C diretamente aos seus programas Arduino, se desejar.
- Hardware open-source e extensível: Os planos das placas Arduino são publicados sob uma licença Creative Commons, então designers de circuitos experientes podem fazer suas próprias versões do módulo, estendendo-o e melhorando-o. Mesmo usuários relativamente inexperientes podem construir a versão em breadboard do módulo para entender como ele funciona e economizar dinheiro.
Como usar o Arduino?
Veja o guia de introdução. Se você está procurando inspiração, pode encontrar uma grande variedade de Tutoriais no Arduino Project Hub.
Retirado de: https://docs.arduino.cc/learn/starting-guide/whats-arduino/? -
O que é Empresa Júnior?
-
-
-
Etapas a serem seguidas:
a) Escolher um grupo;
b) Escolher um tema de pesquisa;
c) Escolher um projeto para desenvolvimento;
d) Avaliar a viabilidade da escolha;
e) Propor soluções práticas a partir do desenvolvimento da solução/produto.
Oferecer soluções e respostas com base nas ferramentas e conhecimentos adquiridos no BCTec.
-
Produtos e resultados esperados
1) Conhecimento do serviço a ser oferecido (Identificação de possíveis nichos de serviços).
2) Desenvolvimento de um protótipo de um serviço que pode ser utilizado por algum consumidor/cliente.
-
-
- Você já ouviu falar em "Aprendizagem baseada em projeto" (ABP) Project-based learning (PBL)?
- Para conhecer mais, acesse o link a seguir: Aprendizagem Baseada em Projetos