Atividade 02 - Fórum TIC e práticas educacionais

Number of replies: 55

Olá!

Neste fórum, você deverá dialogar com seus pares sobre como as tecnologias da informação e comunicação modificam as práticas sociais e educacionais.

Para isso é muito importante que você leia o texto do Capítulo 1 - Educação e aprendizagem no século XXI antes de dar suas contribuições.

Este fórum está divido em duas partes. Siga as orientações de cada parte para fazer suas postagens. 

1º Parte - Refletir sobre como as tecnologias da informação e comunicação modificam a prática docente, conforme leitura do capítulo 1. Compartilhe essa reflexão com os colegas deste fórum por meio de um texto (mínimo 5 e máximo 10 linhas). Associe essa reflexão a um charge disponível na rede e explique essa relação.

A charge é um texto híbrido (verbal e não verbal) que pretende satirizar ou criticar alguém ou algum momento do presente.

Pontuação: até 6 pontos

2º Parte - Diálogo com os pares: Comente as contribuições de, no mínimo, dois colegas.
Pontuação: Primeira interação (até 2 pontos) e segunda interação (até 2 pontos).


As atividades em fóruns de discussão proporcionam o desenvolvimento da consciência coletiva e o sentimento de pertencimento a um grupo. É importante ressaltar que todos têm o mesmo direito de participação e intervenção. Tudo que se encontra nos fóruns pertence ao grupo e, portanto, é de responsabilidade do grupo.

Como participar de um fórum?

  • Responda às questões levantadas pela professora com reflexões breves;
  • Adicione às reflexões suas experiências sobre o tema;
  • Aproveite os conteúdos para refletir sobre seu cotidiano, estabelecendo ligações relevantes e que contribuam para seu desenvolvimento pessoal;
  • Traga material complementar relevante sobre o tema e sua aplicação prática no trabalho (exemplos vídeos, chats, artigos etc);

Desejo a todos nós um bom diálogo!


Critérios de avaliação:

  • Elaborar um texto relacionado ao livro digital (Capítulo 1), à prática docente e à charge. 
  • Apresentar uma charge relacionada à temática estudada (Capítulo 1).
  • Refletir sobre o assunto, interagindo com pelo menos dois colegas.
  • Possuir clareza textual.
  • Possuir correção gramatical.

Prazo para participação no fórum: conforme cronograma.


334 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS -
As tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm provocado mudanças significativas na prática docente, transformando a forma como os professores planejam, ensinam e interagem com os alunos. Algumas das principais modificações são:
1 - Novas metodologias de ensino com as TICs, os professores podem adotar metodologias mais ativas e centradas no aluno, como a aprendizagem baseada em projetos, estudos de caso, gamificação, entre outras. Essas abordagens tornam as aulas mais dinâmicas, interativas e colaborativas.
2 - Recursos educacionais digitais os docentes passam a ter acesso a uma vasta gama de recursos digitais, como vídeos, simulações, jogos educativos, livros digitais, aplicativos etc. Esses materiais enriquecem as aulas, tornando-as mais atraentes e significativas para os estudantes.
3 - Ensino híbrido a combinação do ensino presencial com atividades online, ambientes virtuais de aprendizagem e recursos digitais caracteriza o ensino híbrido, permitindo maior flexibilidade e personalização do processo educativo.

145 words

In reply to RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Jésus Aparecido da Rosa -
charge
O referido texto em estudo nos relata a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação. Essas novas tecnologias vem redefinindo as práticas educacionais e criando novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem.
O texto discute ainda, temas como a cultura da imagem e do espetáculo, aliadas à velocidade da informação, exigindo por parte da sociedade, sobretudo de nós educadores, uma reflexão constante sobre como integrar essas tecnologias de forma eficaz no ambiente educacional.
Diante destas imensas possibilidades tecnológicas, não caberia a educação ditar as melhores formas de utilização destas ferramentas, sobretudo na vida dos jovens?
Na verdade, a própria sociedade dita de certa forma a obsolescência da educação tradicional por modelos digitais e o professor fica à mercê dos poucos investimentos em infraestrutura e principalmente de sua baixa valorização.
O governo deveria focar na regulamentação, nos investimentos na educação e na inclusão digital a todas as classes, enquanto ao setor privado caberia a responsabilidade de adotar práticas éticas e colaborar em iniciativas que promovam o uso saudável das tecnologias.

174 words

In reply to Jésus Aparecido da Rosa

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Lucas de Paulo Lameu -
Olá Jésus, concordo com seu posicionamento, uma vez que pensar em TDIC na Educação vai além do instrumentalismo e infraestrutura, uma vez que dentro do ambiente escolar e fora dele, há muitos contextos que abarcam esferas que necessitam de atenção, como é bem exemplificado por sua charge. Estando na gestão, observo que muitos de nossos alunos não tem acesso nem básico em casa, além de violências emocionais e físicas que sofrem e acabam trazendo para dentro da escola. Na pandemia, observamos esta discrepância gritante, na qual eu me propus a dar aulas online e perceber que muitos dos alunos não tinham acesso à internet ou não tinham os dispositivos necessários. No segundo ano da pandemia, com as regras de isolamento e proteção, percebi inclusive que alguns alunos não participavam das aulas porque precisavam trabalhar para ajudar em casa. Outro aspecto interessante foi até o uso das TDIC pelos professores que também não estavam habituados a utilizar, sendo necessário um esforço tanto no quesito de uso dos equipamentos quanto em como utilizá-los como ferramentas pedagógicas. Sendo assim, também são importantes políticas e programas que versam a formação inicial e continuada de professores no que se refere ao uso integrado das TDIC na educação.

202 words

In reply to Jésus Aparecido da Rosa

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS -
Olá Jesus, você abordou pontos muito relevantes sobre o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação e o papel dos diferentes atores nesse processo.
É verdade que as TIC estão redefinindo as práticas educacionais e criando novas possibilidades para o ensino e a aprendizagem. A cultura da imagem, do espetáculo e a velocidade da informação exigem uma reflexão constante sobre como integrar essas tecnologias de forma eficaz no ambiente educacional.
Você questionou se caberia à educação ditar as melhores formas de utilização dessas ferramentas, principalmente na vida dos jovens. Na minha opinião, embora a educação não deva ditar de forma impositiva, ela tem um papel fundamental em orientar e capacitar os alunos para o uso crítico e responsável das tecnologias.
Você também apontou que a sociedade, de certa forma, está ditando a obsolescência da educação tradicional em favor de modelos digitais, e que os professores muitas vezes ficam à mercê de investimentos insuficientes e de uma baixa valorização.
Concordo com sua análise de que o governo deveria focar na regulamentação, nos investimentos em educação e na inclusão digital para todas as classes sociais. Ao mesmo tempo, o setor privado, envolvido no desenvolvimento e disseminação dessas tecnologias, deveria adotar práticas éticas e colaborar em iniciativas que promovam o uso saudável e responsável das TIC.
É fundamental que haja uma colaboração entre diferentes setores da sociedade para enfrentar esses desafios. A educação precisa se adaptar e evoluir, incorporando as TIC de forma crítica e pedagógica, mas também precisa de investimentos, valorização dos educadores e políticas públicas que garantam o acesso equitativo às tecnologias.

264 words

In reply to RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Anaildes Alves de Almeida -

                         Boa noite a todos!

                         Concordo com você Rodolfo, que em respota aos colegas, acabam se entrelaçando os mesmos comentários e atribuindo para a mesma visão, de que, o foco seria de que sabemos que a tecnologia, como o seu próprio nome diz, técnicas de novas analogias e ainda enfoque nas mídias, que são as formas digitais, ramificando este mundo da internet sem limites, sem fronteiras e geograficamente, melhorando mundialmente a construção de diálogos, participações conjuntas, elaborações de formas de trabalho, enfim, um meio de práticas desenvolvedoras para comunicações em geral, pessoal, profissional, tendo assim seus limites, em questão de aprendizado e crescimento, vem se desenvolvendo como qualquer outro ramo que precisa de seu tempo, suas épocas, e sua história, cabe a nós, irmos nos adaptando a essas necessidades, e todos aqueles que tramitam dentro deste contexto e são responsáveis pelo desenvolvimento de cada área e cada aspecto, leis, direitos, deveres, materiais de recursos, aprendizado, profissionais de ensino, etc...

                            

                            

158 words

In reply to RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Jésus Aparecido da Rosa -
Olá Rodolfo. Talvez tenha me expressado de forma equivocada. Quando eu mencionei ditar as regras, realmente não seria de forma impositiva. Mas sim na forma de regulamentar e criar um currículo que possa inserir desde os anos iniciais, práticas e atividades formativas para a boa utilização dessas ferramentas no dia-dia escolar.

51 words

In reply to RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Jésus Aparecido da Rosa -
Olá Rodolfo
Concordo que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possam transformar significativamente a prática docente, tendo em vista a adoção de metodologias mais ativas e centradas no aluno, e com o enriquecimento das aulas com recursos digitais variados, já que as mesmas promovem a flexibilidade e personalização do ensino a muitos por meio dos modelo híbridos.
Porém como essas TICs podem ser integradas de maneira eficaz nas salas de aula tradicionais para equilibrar o ensino presencial e online, que modo a garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições socioeconômicas, tenham acesso igualitário aos benefícios dessas inovações?

100 words

In reply to RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Ivone Ferreira Chagas -

 Olá, Rodolfo!

   Concordo com você com o relato do TIC na prática educacional, realmente nos oferece muitas maneiras de metodologia. No entanto, poderia adotar métodos em instituições para oferecer espaços igualitários para todos neste avanço, como disse o nosso colega, o Jesus, os nossos governantes poderiam investir mais na Educação desta forma a nossa Educação seria muito mais eficiente.

59 words

In reply to RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Lucas de Paulo Lameu -
Olá Rodolfo! Acredito que o uso das TDIC pode ser de forma contribuir como o processo de ensino e aprendizagem. Com certeza, nossos alunos gostam sim de projetos, gamificação e outras abordagens que sejam interativas e colaborativas, no entanto, os processos de ensino não garantem necessariamente a aprendizagem, mesmo que elas sejam pensadas com este objetivo. Nossos alunos usam muito o celular em sala de aula para ouvir músicas, navegar nas redes ou até jogar, inclusive, no decorrer das aulas, no entanto, quando se pendem a eles como fazer uma busca de conteúdos científicos que não seja fake news ou pseudociência, para usar aplicativos como fim pedagógico ou até mesmo para escrever um e-mail, no geral, eles apresentam muitas dificuldades. Tais dificuldades podem ter origens adversas que incluem questões abrangentes que devem ser pensadas no campo macro da educação e tudo que pode influenciar este contexto.

146 words

In reply to Lucas de Paulo Lameu

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS -
Olá Lucas, essas dificuldades podem ter origens diversas, incluindo fatores macro no campo da educação. Isso é verdade, pois a aprendizagem é influenciada por uma série de fatores, como políticas educacionais, formação de professores, infraestrutura das escolas, entre outros. Embora as TDIC possam ser ferramentas valiosas para o processo de ensino e aprendizagem, é fundamental desenvolver habilidades digitais essenciais nos alunos e abordar os desafios macro que influenciam a educação como um todo. Somente assim poderemos aproveitar todo o potencial das tecnologias digitais para promover uma aprendizagem significativa e preparar os alunos para os desafios do mundo atual.

98 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Ivone Ferreira Chagas -

1bDy7c7GUtCOQQrojigsps4CDYe7W2B0YGSt9056WeGop2YTZ51XszB_XCh9HbGQBWp_7lRJESETx79BbCTg8aE6e8kjYYo6VHs5XdB8wqWX2fprkXYmC_V-6pbeDZPZaAM_GXXFeBTsq7n5lRwFO6I

A sociedade virtual é ampla no desenvolvimento de atividades o qual contribui para facilitar a comunicação e interação das pessoas principalmente no ambiente escolar, portanto neste crescimento amplo é de relevância a interação de pessoas na diligência de aprendizado na educação escolar.

Vivemos numa era digital neste século, ademais torna necessário o aprendiz com a tecnologia para conseguir o processo de aprendizagem mais valorizado na diligência de pessoas não somente na adaptação mas também no ensino tornando-o a como principal ferramenta no cotidiano.


83 words

In reply to Ivone Ferreira Chagas

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Jésus Aparecido da Rosa -
Olá Ivone. A sociedade virtual realmente oferece um vasto potencial para facilitar a comunicação e a interação, especialmente no ambiente escolar, onde a tecnologia pode enriquecer significativamente o processo educativo. A integração das TICs nas práticas pedagógicas não só moderniza o ensino, mas também torna a aprendizagem mais dinâmica e acessível.
Porem eu ainda gostaria de ver nossas entidades governamentais assegurar que todos os alunos, independentemente de suas condições socioeconômicas, tenham acesso de forma igualitária às tecnologias para participar desse ambiente educacional digital e aproveitar todas as oportunidades de aprendizagem que ele oferece.

93 words

In reply to Jésus Aparecido da Rosa

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Ivone Ferreira Chagas -
Olá, Jesus!
  De acordo com sua opinião em relação ao meu resumo, também acho que os nossos governantes deveriam investir mais em relação a tecnologia escolar, tornaria os alunos mais motivados e engajados, além disso melhoraria a qualidade de ensino. Infelizmente precisa de muitas mudanças em relação à educação para que possamos beneficiar deste futuro tão preciso em nossas escolas.
   

60 words

In reply to Ivone Ferreira Chagas

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Gabriel Henrique da Cruz Faria -
Essa charge é tão realista!
Como professor, já me vi nessa situação. Os estudantes estão sempre pedindo danças, vídeos virais e fotos para eu publicar em meu perfil ou eles nos deles. Essa interação se bem trabalhada permite um contato mais próximo com eles. Quando compartilhamos essas coisas, criamos uma conexão genuína. E, por consequência, fica mais fácil atingi-los na educação escolar. Afinal, a internet é parte do mundo deles, e nós, professores, precisamos estar lá também! Outra coisa, que costumo fazer, é complementar as aulas e/ou resumir conceitos que seria insuficiente somente com o tempo de aula. E as redes sociais permitem esse compartilhamento. Caso alguém tenha interesse, pode ver meu perfil criado com esse objetivo @gabrielhenriqueprof -> Perfil insta

121 words

In reply to Ivone Ferreira Chagas

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Vanessa Siqueira -
Você fez um ótimo ponto sobre a importância da sociedade virtual e da tecnologia no ambiente educacional.
A integração da tecnologia na educação não é apenas uma adaptação necessária ao mundo moderno, mas também uma oportunidade para melhorar e ampliar o ensino e a aprendizagem.

45 words

In reply to Ivone Ferreira Chagas

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Antonio Carlos Leite -
Realmente a sociedade virtual é onde os alunos se encontram, a atenção deles é mais voltada para as telas do que para a realidade, muito bem retratada na charge. Mas esse ambiente também proporciona uma maior interação, especialmente com pessoas e informações que antes não seriam acessíveis. É um ambiente para inovar e criar novas formas de ensinar e de mostrar caminhos e possibilidades.
Contudo, apesar de vivermos nessa era digital, o acesso não é homogêneo e esse é um ponto que devemos dar atenção.

85 words

In reply to Ivone Ferreira Chagas

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Cláudia Eliane da Matta -
Olá Ivone!
A charge me remete à reflexão sobre o uso das tecnologias digitais na escola. Note que a professora não utilizou o pontencial que as TDIC oferecerem, mas sim reproziu uma aula expositiva. É preciso que os docentes tenham uma formação para trabalhar com as TDIC, para que sejam capazes de integrar esses recursos tecnológicos ao ambiente escolar, sem utilizá-los de forma meramente instrucional.
Abraço!
Profa. Cláudia smile

69 words

In reply to Ivone Ferreira Chagas

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Leonardo Magalhaes Lopes Paranhos -
A charge com a professora enquadrada pela moldura oferece uma visão satírica e reflexiva sobre o impacto das TIC na educação. Ela destaca como a tecnologia pode transformar positivamente a sala de aula, mas também lembra os educadores e formuladores de políticas sobre os desafios e as desigualdades que precisam ser abordadas para que a integração tecnológica seja verdadeiramente inclusiva e eficaz.

62 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Lucas de Paulo Lameu -

Como apresentado na reflexão do Capítulo 1, o seguinte excerto nos trás uma reflexão importante: "O aparecimento de novos mecanismos de segregação e exclusão social em  torno do acesso às TIC, e sobretudo do seu uso, é um fato incontestável que afeta,  em todos os países do mundo, setores da população muito definidos (pessoas com  baixo nível de renda e sem estudos ou  com estudos básicos, idosos, emigrantes,  portadores de deficiências físicas, etc.)." (p. 43) Assim, quando pensamos em como as tecnologias da informação e da comunicação modificam as práticas sociais e educacionais devemos pensar além do contexto escolar, inclusive do espaço físico escolar e muito além do instrumentalismo das TDIC.  Desta forma, é importante que políticas e programas voltados à sua integração devem perpassar tanto aspectos relevantes como formação inicial e continuada de professores, processos de ensino e aprendizagem, infraestrutura, uso de plataformas e programas abertos, dentre outros, quanto questões voltadas ao aspecto social, de forma a promover aos estudantes da educação pública, a equidade e sua inserção integral ao mundo tecnológico, lhe fornecendo também subsídios necessários que abarcam suas questões emocionais, financeiras, familiares, de saúde e física. O intuito é promover a integração das TDIC na educação com um olhar mais crítico e mais profundo de forma a abarcar as diversas realidades de nosso país "continental", em diferentes contextos e culturas, em especial, as classes menos favorecidas.

229 words

Attachment phoca_thumb_l_charge-inclusao-digital.jpg
In reply to Lucas de Paulo Lameu

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Gabriel Henrique da Cruz Faria -
Concordo plenamente com a reflexão apresentada. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's) estão, sem dúvida, modificando as práticas sociais, profissionais e educacionais, e isso vai muito além do contexto escolar.

É incontestável que o surgimento de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode levar à segregação e exclusão social, especialmente entre as classes menos favorecidas, devido ao acesso tardio, dificuldades com a internet, entre outros fatores. Portanto, é crucial que tenhamos um cuidado mais crítico e profundo ao integrar essas tecnologias, a fim de atenuar a desigualdade social, ao fornecer lhes os subsídios necessários que envolvem questões emocionais, financeiras, familiares, de saúde e físicas. Afinal, a educação é um direito de todos e deve ser acessível a todos, independentemente de sua situação socioeconômica.

126 words

In reply to Gabriel Henrique da Cruz Faria

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Lucas de Paulo Lameu -
Olá Gabriel, com certeza! Devemos pensar em todos os aspectos que versam o diálogo entre Educação e Tecnologia. Há sim muitos desafios e não podemos ignorar nenhum deles. Se pegarmos contextos diferentes, tomando como um exemplo, uma aula de um professor que queira passar um vídeo em sua aula, observamos que numa escola particular, é possível que haverá uma televisão de alta tecnologia ou datashow e que os alunos, simplesmente, vão se reposicionar na cadeira, não precisando se deslocar e em apenas um clique, o professor já acessa alguma plataforma de streaming e os alunos começam a assistir. Pode ser que numa escola pública, o professor terá que se mover para outro ambiente, levar todos os alunos, tentar ligar o datashow, fazer os cabos funcionarem e esperar a internet se conectar ou ele leva num pendrive, um vídeo que ele já baixou em casa. Mas há casos em que a escola ainda possuem aparelhos de DVD e o professor precisará usá-lo como primeira opção. Esta realidade reflete apenas uma pequena parte do mundo externo de nossos alunos, na qual há muita desigualdade. Por outro lado, é importante sim pensarmos em como integrar as tecnologias na educação, mesmo diante de todos os desafios e dificuldades que encontramos. E como você escreve e eu concordo "Afinal, a educação é um direito de todos e deve ser acessível a todos, independentemente de sua situação socioeconômica.".

232 words

In reply to Lucas de Paulo Lameu

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Rodrigo Silva de Souza -
Gosto dessa sua reflexão. Ela me fez lembrar uma discussão sensacional sobre educação e tecnologia entre Freire e Papert. Acho até bem relevante, embora já se passaram décadas, durante a discussão Freire ressalta em um dos seus pontos exatamente sua charge.
Caso tenha curiosidade em ver, a qualidade do vídeo é horrorosa, mas é muito legal.

57 words

In reply to Rodrigo Silva de Souza

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Lucas de Paulo Lameu -
Que interessante! Obrigado pela indicação! Insisto na questão de pensarmos em questões mais amplas e complexas, uma vez que eu mesmo passei por tudo isso. Eu sou de um bairro periférico de Itajubá, o Novo Horizonte. Eu estudei lá e depois no Silvério Sanches e no Major João Pereira. Em peguei uma época em que os alunos do Ensino Médio não podiam comer na escola e neste exato período, eu literalmente, não tomava café da manhã, todos os dias. Então, eu ia a pé para a escola, sem comer nada, ficava sem comer nada e voltava sem comer nada. O que quero dizer com isto? Embora me esforçava para entender o que os professores ensinavam, seja por meio de qualquer tecnologia mais simples possível da época, minhas preocupações eram de sobreviver, apenas isso. Quando entrei na faculdade, eu não tinha nem calculadora científica para usar. E só conseguir ir além porque eu tive consegui algum suporte financeiro na universidade. Enfim, hoje como vice-diretor, percebo que muitos alunos passam pelas mesmas questões que eu passei e quando ele dá problema em sala de aula, é porque ele tem situações muito complexas fora da escola, que necessitam sim de políticas e programas que procurem promover a equidade e dar o suporte mínimo aos alunos. Por outro lado, é importante pensarmos nos aspectos relevantes e que todos nós educadores não podemos esquivar, que é pensar na integração das TDIC na educação.

238 words

In reply to Lucas de Paulo Lameu

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Robélia Izabel Reis Corrêa Silva -
Oi Lucas, concordo com você é inegável que, em muitos casos, o acesso e o domínio das TIC ainda estão concentrados em determinados segmentos da população, como pessoas com baixa renda, pouca escolaridade, idosos, emigrantes e portadores de deficiências físicas. Essa desigualdade no acesso e uso das TIC tem repercussões significativas no contexto educacional, uma vez que a integração eficaz dessas tecnologias requer não apenas infraestrutura adequada, mas também formação de professores, estratégias pedagógicas inclusivas e políticas educacionais que considerem as diferentes realidades sociais e culturais dos alunos. Portanto, é fundamental que políticas e programas de integração das TIC na educação levem em consideração não apenas aspectos técnicos e pedagógicos, mas também questões sociais e culturais. Isso implica em garantir que todos os estudantes, especialmente aqueles pertencentes às classes menos favorecidas, tenham acesso equitativo às TIC e recebam o apoio necessário para utilizar essas tecnologias de forma crítica e construtiva. Além disso, é importante reconhecer que a integração das TIC na educação não deve se limitar ao contexto escolar, mas também deve considerar o contexto social mais amplo dos alunos, abordando questões relacionadas à sua saúde, bem-estar emocional, situação financeira e familiar. Portanto, o objetivo é promover uma integração das TIC na educação que vá além do instrumentalismo, adotando uma abordagem crítica e reflexiva que leve em consideração as diversas realidades e necessidades dos estudantes, contribuindo assim para a promoção da equidade e para sua inserção integral no mundo tecnológico contemporâneo.

241 words

In reply to Lucas de Paulo Lameu

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Antonio Carlos Leite -
Esta é um excelente reflexão, especialmente associada à charge, pois o que mais temos nas escolas públicas são os recursos que chegam para a inovação e melhoria da escola, mas que não contam com suporte técnico, estão ultrapassados, são apenas dados estatísticos e não se adequam à realidade de muitos alunos.
É comum a escola ter um laboratório de informática com um grande número de computadores, mas vários não "rodam" mais e outros precisam de manutenção, mas não há um responsável na escola. Então, os alunos podem fazer a atividade na escola e terminar em casa, mas o recurso não chega até eles.
Muitos alunos já me falaram que não podem fazer a atividade em casa porque não tem como, seja por falta de internet ou por falta de dispositivos para isso.
Precisamos promover as TDIC, mas também devemos estar atentos às realidades dos alunos.

145 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Gabriel Henrique da Cruz Faria -

A analogia do Cavalo de Troia considero perfeita aqui. O professor com uso da Inteligência Artificial entrega aos estudantes um presente atraente, a IA. Mas, dentro dela, estão escondidos conhecimentos importantes, mas “menos atrativos”, como cálculos e estatísticas - conteúdos matemáticos que podem ser difíceis de engajar os estudantes sem uma metodologia mais atrativa. É uma estratégia inteligente para engajar os estudantes nesses tópicos, pois os estudantes estão ansiosos por explorar esse campo fascinante das TDIC's. O professor ao integrar esses conceitos dentro do estudo da IA, pode ajudar os estudantes a ver a relevância e a aplicabilidade desses tópicos, reconhecendo a realidade do mundo tecnológico em que vivemos, e que busca preparar seus estudantes para navegar nesse mundo com sucesso. Ou seja, a IA pode ser comparada a internet no texto (pág. 16), pois ambas não são apenas ferramentas de TIC's, mas, também, de um novo e complexo espaço global para a ação social e, por extensão, para o aprendizado e para a ação educacional.


166 words

Attachment analogiaIAnaAula.png
In reply to Gabriel Henrique da Cruz Faria

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Vanessa Siqueira -
Essa analogia do "Cavalo de Troia" aplicada ao uso da Inteligência Artificial na educação é realmente perspicaz e eficaz.
O professor prepara o aluno para o mundo tecnológico em constante evolução.Transformando o aprendizado e atendendo a demanda de um mundo cada vez mais tecnológico.

44 words

In reply to Gabriel Henrique da Cruz Faria

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Claudilene Ribeiro Braga -
Gabriel, essa charge me levou a uma outra reflexão que eu considero importante também: para onde vão todos os dados colhidos pelas tecnologias atuais?
Conforme aparece no texto "O impacto das TIC sobre a educação e a psicologia da educação", a citação "Neste contexto, foram configurando-se progressivamente 'novas formas sociais por meio das quais as pessoas não estão obrigadas a viver, encontrar-se ou trabalhar face a face para produzir mercadorias, oferecer serviços ou manter relações sociais significativas' (Shayo et al., 2007)". Esse trecho me leva a pensar: O que é feito com as informações colhidas? Somos mero consumidores? Nosso aluno por exemplo, no ato da matrícula já é cadastrado com um número, recebe um endereço de -mail para entrar nas plataformas contratadas pelo governo, é obrigado e fazer esses acessos... para onde vão esses dados e para que são usados? Somos meros consumidores?

143 words

In reply to Gabriel Henrique da Cruz Faria

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Lucas de Paulo Lameu -
Olá Gabriel. Como nossos colegas já trouxeram no comentário, achei interessante sua charge. O uso das IA está mais presente do que imaginamos e devemos pensar em seu uso de forma a levar em conta tanto os aspectos positivos quanto os negativos, no sentido de como esta ferramenta pode auxiliar no processo de ensino, mas ao mesmo tempo, de quais impactos isto pode trazer no futuro, uma vez que a IA "teoricamente" dá a resposta pronta, faz resumos, responde questões e até faz planos de aulas para os professores. Outros fatores são preocupantes como a questão da autoria porque de onde saem as informações dadas pela IA ou a imagem e vídeos que ela gerou? Mesmo que sejam feitas questões mais específicas para ela, qual é o visão que o professor deve ter para usá-la na elaboração de um plano de aula ou de uma atividade? E em relação ao conteúdo que ela traz? Desta forma, é importante pensar seu uso de uma forma crítica que inclui ainda o que foi falado sobre a coleta de dados e informações, que é outro aspecto relevante e importante a ser discutido.

189 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Rodrigo Silva de Souza -
A tecnologia traz a necessidade de revisão de práticas docentes, isso é um fato inegável e talvez no ponto em que estamos irreversível. Apesar de não ser de acesso de todos, a maioria dos alunos atualmente possuem aparelhos celular e alguns possuem em suas casas computadores. Desses, grande parte possuem acesso a internet e se utilizam de várias ferramentas e aplicativos. Porém, acho que há uma necessidade de preocupar-se com a alfabetização digital dos principais agentes da educação, estudante e professor. Grande parte não sabem de fato utilizar a enormidade de recursos que dispõem e daí utilizar das tecnologias na prática docente acaba se tornando um mero enfeite, sem resultados realmente impactantes na aprendizagem. Apesar de formações recorrentes oferecidas aos professores, é comum ver que muitos ainda se complicam com ferramentas simples como o Diário Digital. E quando falamos de alunos, apesar de estarem munidos de recursos tecnológicos, utilizam na maior parte do tempo para banalidades, sem realmente compreenderem que carregam um mundo de conhecimento na palma da mão.
Talvez, antes de pensar em incorporar tecnologia a sala de aula, seja necessário refletir e se preparar, para que de fato tudo que utilizamos seja convertido em aprendizagem satisfatória.
Sobre Letramento Digital

198 words

In reply to Rodrigo Silva de Souza

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Ana Clara Souza Alves -
Estou de acordo Rodrigo! É cada vez mais comum vermos jovens que sabem utilizar o celular muito bem, mas que não sabem usar um computador ou um e-mail. Para que as tecnologias sejam empregadas nas salas de aula é preciso que existam aulas que ensinem o básico de informática.

49 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Vanessa Siqueira -
O texto argumenta que as TIC estão inseridas em um novo paradigma tecnológico que transforma as práticas sociais e, especialmente, as práticas educacionais. Além disso o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento humano é vasto e multifacetado.
A charge escolhida é de Lézio Junior e transmite a lacuna do acesso à educação. Esse abismo ocorre por diferentes motivos: barreiras financeiras, localização geográfica, conflitos, crises humanitárias, qualidade da educação, entre outros.
É necessário políticas e investimento para abordar essas causas, e as TIC podem desempenhar um papel significativo na promoção da igualdade de oportunidades educacionais e no fornecimento de uma educação de qualidade para todos.

108 words

Attachment desigualdade-na-educação.jpg
In reply to Vanessa Siqueira

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Claudilene Ribeiro Braga -
Concordo com você Vanessa. Políticas públicas e investimentos são muito importantes para minimizar o abismo social no acesso a educação. Acredito que o professor tem um papel muito importante neste aspecto também. As escolas vem recebendo cada vez mais recursos tecnológicos, mas de nada adiante se o professor não tem um domínio sobre esses recursos de forma a levar os alunos a construírem seu conhecimento. É necessário investimento e formação continuada.

71 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Claudilene Ribeiro Braga -

Desafio das aulas nos dias atuais.

Fonte: https://3.bp.blogspot.com/-Xqd5Ln6yx3A/Vgw4ITdcwTI/AAAAAAAASs0/H1JofvtZUxE/s1600/5.jpg

A a sociedade e a educação estão sendo modificadas significativamente pelas tecnologias de informação cada vez mais poderosas. Elas proporcionam acesso rápido e fácil a uma vasta quantidade de informações e recursos educacionais, permitem uma aprendizagem colaborativa, a ampliação de espaços e aprendizagens e até a personalização do ensino, mas o professor tem um desafio gigantesco diante dessa realidade. Como fazer com que toda essa informação se torne realmente aprendizagem? O desafio do professor diante da abundância de informações disponíveis é transformar esses dados em conhecimento significativo e promover a aprendizagem efetiva dos alunos. Para isso, o educador precisa atuar como mediador do processo de aprendizagem, auxiliando os estudantes a selecionar, analisar, interpretar e aplicar as informações de forma crítica e reflexiva. Dessa forma, a simples informação se transforma em aprendizagem significativa, pois os estudantes são incentivados a construir seu próprio entendimento e a relacionar os conteúdos com suas experiências e contextos de vida.

156 words

In reply to Claudilene Ribeiro Braga

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Ruthe Aparecida Silva -
Realmente Claudilene muitas vezes ou melhor na maioria, os alunos buscam ferramentas mais práticas e fáceis para poder concluir suas atividades e pesquisas de forma rápida, deixando levar em consideração as analises reflexivas e a busca por algo que realmente seja contributivo para a aprendizagem e bagagem de conhecimento.

49 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Ricardo Santana Martins -

As TICs permitem acesso instantâneo a uma grande quantidade de informações, permitindo que as pessoas se capacitem e se informem em qualquer lugar e a qualquer momento. Porém temos que ter muito cuidado com esse excesso de informações, temos que sempre utilizar das ferramentas (protocolos de segurança), para sabermos a veracidade destas informações. As TICs e TDICs são ferramentas poderosas que se não bem utilizadas, podem em vez de ajudar, atrapalhar em muito o campo educacional. Resumindo a imagem em anexo mostra muito bem nosso papel como educadores, temos que mostrar essas ferramentas importantíssimas para nossos alunos.

Atividade semana 3

97 words

In reply to Ricardo Santana Martins

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Robélia Izabel Reis Corrêa Silva -
Ricardo, de fato, vivemos em uma era de abundância de informações, onde nem sempre é fácil discernir entre o que é verdadeiro, relevante e confiável, e o que não é. Nesse sentido, é essencial que os usuários das TICs utilizem ferramentas e protocolos de segurança para verificar a veracidade das informações encontradas na internet, evitando assim a propagação de notícias falsas e desinformação. Além disso, o texto também chama a atenção para o fato de que as TICs e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são ferramentas poderosas, cujo impacto na educação depende muito de como são utilizadas. Se bem empregadas, podem ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem, promovendo a colaboração, a criatividade e a personalização do ensino. No entanto, se mal utilizadas, podem se tornar um obstáculo, contribuindo para a superficialidade do aprendizado, a distração dos alunos e até mesmo a perpetuação de desigualdades educacionais. Portanto, é fundamental que educadores e instituições de ensino incorporem as TICs de maneira crítica e reflexiva em suas práticas pedagógicas, capacitando os alunos não apenas a consumir informações, mas também a avaliá-las criticamente, desenvolvendo assim habilidades essenciais para o século XXI, como o pensamento crítico, a literacia digital e a capacidade de resolver problemas complexos.

204 words

In reply to Ricardo Santana Martins

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Ruthe Aparecida Silva -
Como mencionei a cima na postagem da Claudilene reforço nesta resposta, a busca por respostas simplificadas e necessárias se tornaram um trabalho muito mais profundo do que algo que seja realmente explicativo e correto, o famoso "importa eu fazer se esta errado ou certo já é outra situação", no ponto de vista de muitos alunos atualmente esse é o dilema. Portanto a questão de saber manusear e orientar eles da forma correta se faz muito eficaz.

76 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Robélia Izabel Reis Corrêa Silva -

No século XXI, a educação e a aprendizagem assumiram uma nova dinâmica, impulsionada pelo avanço da tecnologia, mudanças sociais e econômicas, e uma compreensão mais profunda do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a reflexão sobre esse tema torna-se essencial para compreendermos como podemos preparar melhor as gerações futuras para os desafios do mundo contemporâneo. Uma das características mais marcantes desse século é a rápida evolução tecnológica. A internet, dispositivos móveis, inteligência artificial e outras ferramentas digitais estão transformando não apenas a forma como acessamos informações, mas também como aprendemos e ensinamos. A educação  precisa se adaptar a essa realidade, incorporando o uso de tecnologia de forma eficaz para enriquecer o processo educativo, tornando-o mais interativo, personalizado e acessível. Além disso, a educação deve ir além da simples transmissão de conhecimento. Ela precisa cultivar habilidades como pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas, colaboração e comunicação. Essas habilidades são fundamentais para que os alunos possam se adaptar a um mundo em constante mudança, enfrentando desafios complexos e contribuindo de forma significativa para a sociedade. Outro aspecto importante a se considerar é a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e diversificada na educação. O reconhecimento da diversidade de estilos de aprendizagem, backgrounds culturais e necessidades individuais dos alunos é essencial para garantir que todos tenham oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento. Além disso, a educação no século XXI deve promover uma abordagem mais global e interdisciplinar, que permita aos alunos entenderem as interconexões entre diferentes áreas do conhecimento e as complexidades dos problemas enfrentados pela humanidade. Isso requer uma colaboração mais estreita entre instituições educacionais, governos, empresas e comunidades, visando criar um ambiente propício para a inovação e a resolução de problemas complexos. Em resumo, a educação no século XXI precisa ser dinâmica, adaptável e centrada no aluno, capacitando-os não apenas com conhecimento, mas também com habilidades e atitudes necessárias para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. É um desafio complexo, mas também uma oportunidade emocionante para transformar a maneira como aprendemos e crescemos como sociedade.


Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!  - Horizontes

333 words

In reply to Robélia Izabel Reis Corrêa Silva

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Renato José Moraes de Oliveira -
Achei bacana sua perspectiva sobre o assunto, Robélia. Vou um pouquinho além, ampliando esse horizonte para o universo do jovem que é rodeado, bombardeado pelas midias digitais em amplo espectro. Isso faz com que essas influencias e apelos do cotidiano interfiram e reajam com o ambiente onde esse jovem esta inserido, onde ele é criado. Logicamente sabemos que o homem é moldado de acordo com o ambiente em que ele vive, e nesse contexto nossa sociedade está muito aquém do que os desejos podem esperar de uma sociedade que valoriza a educação, por isso o esforço do educador hoje precisa ser redobrado. Primeiro para impactar positivamente na vida e no aprendizado de cada jovem, depois para interfirir naquele contexto em que ele foi criado visando mudar a realidade dessa sociedade através dele própio, se não no ambiente atual, pelo menos nas gerações futuras, a fim de que, através dele, essa mudança consiga atingir para sempre aqueles que farão a diferença nas futuras gerações.

163 words

In reply to Robélia Izabel Reis Corrêa Silva

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Robélia Izabel Reis Corrêa Silva -

Educação e Tecnologia

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) modificam profundamente a prática docente, exigindo que professores e alunos se adaptem a novas formas de interação e compartilhamento de informações, evidenciando a necessidade de os educadores desenvolverem competências digitais para integrar efetivamente essas tecnologias na educação. Essa integração deve ser acompanhada por mudanças pedagógicas que promovam a autonomia e a colaboração dos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI. A charge destaca, portanto, a importância da contínua formação dos professores e da reformulação das práticas pedagógicas para um uso eficaz das TIC.

91 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Ruthe Aparecida Silva -
Diante as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com base aos estudos é teórico e está amparado numa revisão narrativa da literatura científica que analisa diferentes fontes de evidência presentes em livros, artigos e simpósios. As publicações destacam a flexibilização de espaços como as salas de aula, a ocorrência dos processos de ensino aprendizagem em diferentes locais e situações e ao assunção de ambientes globais de aprendizagem, em que o desenvolvimento das tecnologias móveis e das redes sem fio amplia as possibilidades da prática pedagógica. Ressalta-se a importância do papel do professor na assimilação das (TICs) pela Educação e no seu uso de modo reflexivo. Fazendo jus a Psicologia da Educação como suficiência para abarcar essas mudanças, mas ela deve produzir conhecimentos que possam contribuir no diálogo entre os saberes psicológicos, práticas educacionais e tecnologias digitais de informação e comunicação que vem crescendo cada vez mais.
historiaIE1.jpg

146 words

In reply to Ruthe Aparecida Silva

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Ruthe Aparecida Silva -

Inclusão Digital na Infância: Tecnologia: avanço histórico ou deficiência  na qualidade de ensino? 

Com base na charge a cima podemos analisar que as  (TIC) Tecnologias da informação e comunicação, é uma expressão que se refere ao papel da comunicação na moderna tecnologia da informação, referindo ao papel do aluno na charge concluímos o quanto está sendo evoluído o processo tecnológico que se faz surpreender a professora em sala. Entende-se que TICs são todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação e como vimos em grande parte nos meios digitais.

81 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Antonio Carlos Leite -
Uma professora em frente um quadro verde, com palavras escritas, dizendo aos alunos para copiarem

As TIC estão presentes no cotidiano das pessoas e dos alunos em sala de aula. O professor precisa incluí-las nas aulas, pois já não é mais possível ignorar os celulares. Porém, os alunos também precisam aprender como usar adequadamente este recurso. O desenvolvimento deve ocorrer para ambos. As mudanças na tecnologia estão cada vez mais rápidas e os alunos hoje já nasceram no mundo virtual, mas não desenvolvem as habilidades essenciais para desenvolverem-se nas interações sociais e educacionais.
Os jovens são especialistas em redes sociais, mas não conseguem escrever uma página completa de um texto com opinião pessoal. Os pontos trazidos no texto sobre os conhecimentos e habilidades para uso e inserção das TIC nas aulas requer também um planejamento para preparar os alunos para participarem ativamente e usufruírem das possibilidades que o mundo virtual oferece.

136 words

In reply to Antonio Carlos Leite

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Renato José Moraes de Oliveira -
De fato, Antônio, esse desafio de fazer o jovem despoertar para o uso correto das tecnologias é uma fator mais cultural do que uma demanda da moda. è preciso uma conscientização que seja efetiva, que envolva o aspecto pessoal do aluno de forma que sinta necessidade de incorporar essa novas tecnologias como uma forma de enriquecimento pessoal, aproveitando e fazendo bom uso dela. Acredito que somente a escola poderá mudar essa perspectiva, ainda que seja a longo prazo, pois assim conseguiremos atingir essa tão desejada "conscientização de berço", tão necessária para as futuras gerações.

94 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Giovanna Castro Leitão -

Gostaria de destacar uma perspectiva fundamental para discussões sobre o papel exercido pelas as tecnologias da informação e comunicação: a compreensão das relações entre a tecnologia e a sociedade. A Sociedade da Informação (SI) é caracterizada por novas formas de trabalho, comunicação, relação, aprendizado e pensamento. Trata-se de uma organização socio-político-econômica-cultural que está (e sempre esteve) em constante transformação e o texto toma esta reflexão como ponto de partida. Muitas vezes direcionamos nossas discussões sobre tecnologias para um viés técnico, ignorando as outras diversas dimensões. Penso que partir do entendimento da tecnologia como uma realidade, como intrínseca ao viver nos dias atuais é ampliar o leque de possibilidades, trazer um olhar realista para onde estamos e como podemos trabalhar. A charge que escolhi se relaciona bastante com o que mencionei acima, sobre reconhecer a realidade de trabalho em que estamos inseridos. Qual o contexto da nossa sala de aula e como podemos aproximar os estudantes da tecnologia e da ciência? Quais as possibilidades? Deixo essas reflexões...

166 words

In reply to Giovanna Castro Leitão

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Ana Clara Souza Alves -
Concordo com você Giovanna! Muitas vezes as escolas não possuem nem o básico na infraestrutura, e as TDIC não irão resolver isso. Logo, é necessário levar em consideração a situação de cada escola e até de cada aluno para que a educação seja mais efetiva. Também é interessante procurar utilizar a linguagem e os temas em que os alunos estão interessados, para estimular seu aprendizado.

65 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by juan antonio -
Olá! A charge que trago abaixo tem como objetivo levantar a questão sobre a influência das TIC na vida dos jovens no dia a dia. Com isso, é possível levantar a questão sobre como as pessoas estão cada vez mais conectadas e estão sendo influenciadas pelo o que veem nas mídias sociais.
 Em minha opinião, vejo que as mídias digitais juntamente com a tecnologia ajudam de forma positiva na educação, visto que com elas é possível criar diversas novas possibilidades de educar. No entanto, é importante buscar um controle a respeito das informações acessadas, para que as mesmas não venham a manipular o cidadão de forma negativa, mas sim que isso possa contribuir na evolução do conhecimento de cada criança como ser ativo pensante.

124 words

Attachment analise-charge-midia-influencia.jpg
In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Renato José Moraes de Oliveira -

Como protagonista desse século da comunicação, o homem vislumbra a cada dia uma transformação espetacular, desde a época dos desenhos nas cavernas até a alta tecnologia encontrada hoje nas escolas e universidades, seja como produtor de conhecimento ou mero reprodutor de suas incursões pelo mundo tecnológico. Quando falamos em TIC, abrimos espaço para que exista uma homogeneidade de conhecimento e da tecnologia de transmissão desse conhecimento, não que essa “democracia digital” consiga colocar todos em pé de igualdade quanto ao conhecimento. Muitos desafios surgem diariamente, na medida em que o conhecimento , bem como a metodologia utilizada para sua transmissão, depende do aspecto cultural ao qual o indivíduo tenha sido submetido durante sua vida (e aqui falo da heterogeneidade da Sociedade Informativa). Com isso, quero dizer que nem toda tecnologia do mundo conseguiria transmitir um conhecimento se o indivíduo não estiver disposto a recebê-lo (vide quadro I.I do texto base). Hoje não conseguimos uma satisfação pessoal definitiva se ao procurarmos uma receita de bolo ela não vir acompanhada de um vídeo, da mesma forma, quando buscamos um aprendizado e ele não vem junto com uma artefato de mídia explicativa, nos parece que a explicação nos deixa inseguro, com essa sensação de que falta algo, e isso é reflexo da integração do computador em nossa sociedade, por isso não podemos ignorar esse fato e precisamos adaptar nossas ações a esses novos espaços de aprendizado. Essa nova versão coloca o professor num papel indiscutível de moderador educacional, uma vez que até mesmo a inteligência artificial apresenta dados mais complexos sobre temas trabalhados em sala de aula (mesmo assim o papel do professor como monitor dessas informações é primordial pois a IA, como artificial que é, invariavelmente apresenta dados inverídicos, passíveis de correção pelo homem, o que não invalida a difusão de sua utilidade, pelo contrário, amplia suas possibilidades mostrando, através de sua evolução, como a web 2.0 e 3.0, que é um processo irreversível, mas que precisa da supervisão humana, que pode e deve mediar seu uso e aplicação nos ambientes escolares a fim de eliminar o mau uso e as deturpações provenientes de uma sociedade que nem sempre anda de acordo com as leis e obedece às netiquetas básicas.

368 words

In reply to Renato José Moraes de Oliveira

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Anaildes Alves de Almeida -

                          Boa noite, Renato!

                           Realmente nos vemos obrigatoriamente sendo inseridos neste universo atual, percebemos também o quanto é viável, mesmo sendo novo, e até muitas das vezes assustador em alguns momentos, mas por outro lado como nos beneficiamos da facilidade, o quanto fica versátil em questão do tempo que ganhamos, em optarmos por um vídeo pronto, usarmos uma aula pronta para complementarmos, enfatizar um filme que responde a um assunto que estamos abordando, e assim demandamos de vários pontos em que duplicamos nosso tempo, com isso vamos tendo que reaprender, mais ao mesmo tempo vamos nos acostumando e beneficiando deste novo aprendizado constante.

                           

102 words

In reply to Anaildes Alves de Almeida

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Renato José Moraes de Oliveira -
Sim, isso mesmo! É uma ciranda de conhecimento na qual podemos usufruir ao sermos "usufruidos". Complementa-se a ideia de que otimizar o tempo também é uma forma de aprendizado que nos leva a ensinar com maior riqueza de detalhes.

39 words

In reply to First post

Re: Atividade 04 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Anaildes Alves de Almeida -

                          Boa noite, professores e colegas!

                          Como foi abordado em vários assuntos, uma das maiores importantes questões é a prudência, quando vamos emerger neste novo mundo tecnólogico, pois a segurança e a ponderância, são um dos assuntos mais preocupantes, por exemplo hoje como foi falado na terceira aula síncrona, sobre a infoxicação, que inclusive achei interessante tomar conhecimento desta palavra, e outra são os limites, até que ponto devo ou não devo!

                          Com base neste comentário e neste levantamento eu trouxe esta charge que achei de relevante no argumento, dentre as colocações que estamos estudando, relacionadas ao texto lido, aos comentários aqui no fórum, de cada colega, de cada conversação, acabam se complementando e somando uns aos outros, como sempre...

                            

119 words

Attachment Charge.jpg
In reply to First post

Re: Atividade 02 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Ana Clara Souza Alves -

charge

Embora a charge retrate uma turma da terceira idade, acredito que infelizmente ela retrata bem a situação de muitos professores do ensino básico. Isto porque, para qualquer faixa etária, pode ser difícil manter a atenção no que está sendo ensinado (mesmo que útil e usando TDICs), quando se tem um computador com internet na sua frente. Para adolescentes é ainda pior, visto que eles são naturalmente mais distraidos. 

Nesse sentido, penso que o ideal é mesclar aulas com e sem o uso do computador, para que os alunos tenham mais foco e aproveitem do aprendizado do ensino mais tradicional e do uso das TDIC.

104 words

In reply to First post

Re: Atividade 02 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Leonardo Magalhaes Lopes Paranhos -
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) transformam a prática docente ao fornecer acesso a diversos recursos educativos, permitindo aprendizado personalizado e maior engajamento dos alunos. Facilitam a comunicação entre professores e alunos e tornam as avaliações mais eficientes. No entanto, apresentam desafios como a desigualdade de acesso, distrações digitais e a dependência excessiva de tecnologia. Além disso, muitos professores precisam de mais formação para usar essas ferramentas efetivamente, e os custos de implementação e manutenção podem ser elevados. Apesar das vantagens, é crucial abordar esses desafios para maximizar os benefícios das TIC na educação.

95 words

In reply to Leonardo Magalhaes Lopes Paranhos

Re: Atividade 02 - Fórum TIC e práticas educacionais

by Leonardo Magalhaes Lopes Paranhos -

A charge diz muito sobre as possibilidades que se tem, porem se esquece do principal, o uso da informação de maneira eficaz e produtiva.

24 words

Attachment charge.jpg