Tema da aula: Transitividade verbal
Esta aula aborda a transitividade verbal explicando a relação dos verbos e suas ligações com seus complementos, o que os classifica como verbos transitivos na medida em que podem se ligar ao complemento de forma direta, indireta ou direta e indireta, dependendo do uso ou não de preposição. E também quando os verbos não apresentam a necessidade de complemento, sendo classificados como verbos intransitivos.
Data de aplicação: Sem data. Como estou em férias-prêmio, utilizei o último conteúdo trabalhado em sala antes de me afastar, portanto não apresentei esse recurso REA nesta aula.
O
REA utilizado para exemplificar é um Mapa Mental que pode ser localizado no portal:
https://studymaps.com.br/transitividade-verbal/ , de uso livre e gratuito. Esta imagem apresenta as situações de transitividade verbal de forma lúdica e vibrante.
Essa imagem pode ser analisada dentro do modelo TPACK da seguinte forma:
Conhecimento Tecnológico (TK)
Uso de Ferramentas Digitais: A imagem é uma simulação de uma anotação manual compartilhada digitalmente, possivelmente feita com o uso de aplicativos de notas, ou câmeras de smartphones. Isso demonstra como ferramentas digitais podem ser usadas para capturar e compartilhar recursos educacionais de maneira eficiente. Além disso, a menção ao Instagram (@bolzan.studies) sugere o uso de plataformas de mídia social para disseminação de material educacional, permitindo um alcance mais amplo e engajamento com os estudantes.
Conhecimento Pedagógico (PK)
Organização Visual e Didática: A estrutura visual das anotações é clara e bem organizada, com uso de cores diferentes para destacar conceitos importantes e exemplos, o que facilita a compreensão e a retenção das informações pelos estudantes. Essa metodologia e o trabalho com a apresentação das informações, sugere uma abordagem pedagógica que combina teoria e prática, mostrando exemplos concretos para explicar conceitos abstratos, o que pode ajudar os alunos a conectarem a teoria com situações reais.
Conhecimento de Conteúdo (CK)
Profundidade do Conteúdo: A imagem cobre aspectos detalhados da transitividade verbal, incluindo os tipos de verbos transitivos (diretos, indiretos, diretos e indiretos) e intransitivos, além de exemplos práticos que ilustram cada conceito. As anotações, embora bem resumidas, são precisas e claras, com definições e exemplos que facilitam o entendimento dos alunos, o que gera mais segurança na apreensão do que foi dado em sala.
Em resumo, a figura representa uma aplicação prática do modelo TPACK, onde o conhecimento tecnológico é utilizado para facilitar a disseminação de conteúdo pedagógico, o conhecimento pedagógico é aplicado para organizar e ensinar o conteúdo de forma eficaz, e o conhecimento de conteúdo é demonstrado pela profundidade e clareza das explicações sobre transitividade verbal.