Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

Número de respostas: 24

Olá!

Como vimos, o REA é "qualquer recurso educacional (incluindo mapas curriculares, materiais de cursos, livros didáticos, vídeos assistidos na Internet, aplicativos multimídia, podcasts e quaisquer outros materiais designados para uso no ensino e aprendizado) disponíveis abertamente para uso por educadores e alunos, sem a necessidade de pagar direitos autorais ou taxas de licença" (Fiocruz, 2029).

Para isso siga as orientações abaixo:

1º- Prepare uma aula na qual você possa utilizar um REA como estratégia de ensino e aplique em sala de aula. Poste neste fórum:

  • Tema da aula:
  • Explique como sua aula está relacionada com o modelo TPACK (5 a 10 linhas):
  • REA utilizado (link):
  • Imagens do REA:

Prazo: 10/06

2º - Compartilhe com seus colegas como foi essa aplicação (data da aplicação, pontos positivos e pontos negativos). 

Prazo: 17/06

Desejo a todos um bom diálogo nesse espaço virtual!

Um abraço.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Critérios de avaliação:

  • Relação da aula preparada com o modelo TPACK (até 4 pontos).
  • Indicação do link e da imagem do REA (1 ponto)
  • Realização do depoimento sobre a utilização do REA em sala de aula (até 5 pontos).
  • Participação no fórum de forma clara e gramaticamente correta (até 1 ponto).

194 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Jésus Aparecido da Rosa -
Segue anexo a atividade sobre a aplicação do REA em sala de aula.

13 palavras

Em resposta à Jésus Aparecido da Rosa

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Cláudia Eliane da Matta -
Olá Jésus!
Será que você consegue colocar os principais pontos das aula que você anexou neste fórum?
Tema da aula:
Explique como sua aula está relacionada com o modelo TPACK (5 a 10 linhas):
REA utilizado (link):
Imagens do REA:
Um abraço,
Profa. Cláudia

44 palavras

Em resposta à Cláudia Eliane da Matta

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Jésus Aparecido da Rosa -
- Tema da Aula: Explorando o Sistema Solar

- Explique como sua aula está relacionada com o modelo TPACK (5 a 10 linhas):

O Stellarium é um REA (Recurso Educacional Aberto). Ele se enquadra nessa definição porque é Software Livre e de Código Aberto. Ele é distribuído sob a licença GNU General Public License (GPL), que permite que qualquer pessoa possa usar, modificar e distribuir o software de forma gratuita.
Está disponível para download gratuito em várias plataformas, incluindo Windows, macOS e Linux, bem como versões móveis para Android e iOS. É amplamente utilizado em contextos educacionais para ensinar astronomia e explorar o céu noturno, o que o torna um recurso valioso para educadores e alunos.
A aula proposta pode ser relacionada ao modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), que integra conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo para ensinar e forma efetiva nossos os alunos.
Componentes do TPACK na Aula:
Conhecimento de Conteúdo (Content Knowledge - CK): A aula aborda conhecimentos essenciais sobre o sistema solar, incluindo planetas, luas, asteroides e cometas.
Conhecimento Pedagógico (Pedagogical Knowledge - PK): A aula utiliza técnicas pedagógicas eficazes, como a introdução teórica, a exploração guiada, atividades práticas e discussões em grupo.
Conhecimento Tecnológico (Technological Knowledge - TK): O uso do Stellarium como ferramenta tecnológica permite aos alunos visualizar e explorar o sistema solar de maneira interativa e envolvente.
- REA utilizado (link): https://stellarium-web.org/
- Imagens do REA:
Tela do Stellarium

233 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Antonio Carlos Leite -

Tema da aula: Radioatividade, radiação, decaimento e reação em cadeia


Para aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre radioatividade e emissão de radiação nuclear (decaimento) foram explorados os conceitos de isótopos e estabilidade de núcleos. Para isso, a simulação oferecida pelo site https://phet.colorado.edu/ é um excelente recurso. Para a aula foram utilizadas as seguintes simulações: Build a nucleus e Nuclear fission. As simulações do PhET Colorado são de licença aberta e podem ser utilizadas livremente na educação. Por ser uma simulação, envolve o componente tecnológico do modelo TPACK e também o componente  pedagógico ao facilitar a compreensão dos alunos. Como a simulação deve representar bem a realidade, envolve o componente conceitual, possibilitando a mudança de alguns parâmetros e ampliando o conhecimento conceitual.


As simulações utilizadas podem ser acessadas nos seguintes links:

https://phet.colorado.edu/en/simulations/build-a-nucleus 

https://phet.colorado.edu/en/simulations/nuclear-fission
Simulação da construção de um núcleo atômico

Figura 1: Simulação da construção de um núcleo atômico adicionando prótons e nêutrons e observando a estabilidade, tempo de meia vida e formas de decaimento.

Simulação de uma reação em cadeia de fissão nuclear

Figura 2: Simulação do processo de fissão nuclear em uma reação em cadeia.




170 palavras

Em resposta à Antonio Carlos Leite

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Antonio Carlos Leite -
A segunda etapa, de aplicação da aula em sala, foi realizada dia 07 de junho de 2024.
Os pontos positivos foram que os alunos tiveram uma ideia melhor sobre o conceito de radiação de partículas, núcleos instáveis e reação de fissão nuclear, além da reação em cadeia que acontece nas usinas termo nucleares. Além disso, houve interesse por parte dos alunos em questionar a simulação e sugerir mudanças nos parâmetros para "testar" os resultados de diferentes elementos e diferentes configurações. Nessa aula, a simulação prendeu mais a atenção dos alunos e aumentou a participação dos mesmos.
Os pontos negativos foram que alguns alunos não se interessaram pela discussão e, como a simulação foi guiada, não houve a possibilidade dos alunos testarem por conta própria, o que é o meu objetivo para a próxima vez que utilizar simulações nas aulas.

139 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Ivone Ferreira Chagas -

Tema: Trovadorismo.

A aula foi ministrada com período de 50 minutos.

Público- alvo: Alunos do Ensino Médio.

A introdução deve ser apresentada com contexto histórico, característica e exemplos.

Incorporado com modelo TPACK integrado com tecnologia e conhecimento pedagógico e conteúdo específico.  Aula  ministrada  em pequenos grupos de alunos a pesquisar sobre características presentes nos poemas como amor cortês, idealização da mulher de forma escrita. As pesquisas devem realizar com recursos tecnológicos apresentados com vídeos ou apresentações digitais inspiradas no Trovadorismo. Sugerir que apresentem elementos do trovadorismo nessas manifestações contemporâneas.

Apresentar sites para pesquisas de forma que os alunos interagem nas informações apresentadas em aula.

https://blog.portaleducacao.com.br/o-trovadorismo-e-as-suas-caracteristicas-literarias/
Biblioteca Escolar Camões
www.europeana

Ilustração de trovadores tocando instrumentos musicais, prática típica do Trovadorismo.

 Título da imagem : "Explorando o Trovadorismo: Uma Jornada Literária Medieval"
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/trovadorismo.htm



121 palavras

Em resposta à Ivone Ferreira Chagas

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Cláudia Eliane da Matta -
Olá Ivone,
Qual foi a data de aplicação desta aula? A ideia era que fosse aplicada nesta semana.
Abraço,
Profa. Cláudia sorriso

22 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Claudilene Ribeiro Braga -

Tema: Leitura de gráficos e estatística (O poder dos gráficos)

Público Alvo: alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais

O modelo TPACK, integra três tipos de conhecimento essenciais para o uso eficaz da tecnologia na educação. Para esta aula temos:
  1. Conhecimento Tecnológico (TK): Para esta aula, vamos usar o Google Drive e suas ferramentas como Google Apresentações e Google Docs que podem ser compartilhados com alunos e demais usuários para uma aprendizagem colaborativa. 

  2. Conhecimento Pedagógico (PK): O objetivo educacional neste plano de aula é demonstrar aos alunos que interagimos com gráficos e estatísticas o tempo todo, em diversos meios de comunicação, e que estes dados, em forma de imagem, servem para informar, persuadir e, ocasionalmente, desinformar. 

  3. Conhecimento do Conteúdo (CK): Nestas aulas os alunos irão analisar narrativas com dados e infografia e compreender as possíveis manipulações desses materiais.

REA utilizado: Google Drive e site: educamídia.org.br (https://educamidia.org.br)
Apresentações Google

Google Docs

Apresentações Google

148 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Gabriel Henrique da Cruz Faria -
1º - aula de física para segundo EJA
Tema da aula: Transformações do Gás Ideal

Objetivos da aula: Compreender os conceitos fundamentais das transformações do gás ideal. Aplicar esses conceito Utilizar REA para visualizar e entender melhor essas transformações.
Estrutura da aula:
Introdução ao tema (15 minutos): Explicação dos conceitos básicos das transformações do gás ideal.
Demonstração com REA (30 minutos): Utilização dos recursos do GeoGebra para demonstrar visualmente as transformações do gás ideal. Os alunos serão orientados a interagir com os recursos e observar as mudanças nos gráficos. Os alunos resolverão problemas práticos que o professor pergunta sobre os exercícios do GeoGebra relacionados às transformações do gás ideal.
Discussão e revisão (15 minutos): Discussão sobre os exercícios e revisão dos conceitos aprendidos.
Relação com o modelo TPACK: Esta aula incorpora o modelo TPACK ao integrar o conhecimento tecnológico, o conhecimento pedagógico e o conhecimento do conteúdo. O conhecimento tecnológico é demonstrado pelo uso dos REA do GeoGebra, uma ferramenta tecnológica que auxilia na visualização dos conceitos de transformações do gás ideal. O conhecimento pedagógico é evidenciado pela estrutura da aula, que foi projetada para facilitar a aprendizagem ativa. Finalmente, o conhecimento do conteúdo é evidente no tema da aula, que se concentra nas transformações do gás ideal, um tópico fundamental na física.

REA utilizado: Os seguintes recursos do GeoGebra:
1 - Simulação de Transformações de Gás Ideal
https://www.geogebra.org/m/j96QzX3j
CLIQUE PARA ACESSAR O LINK
2 - Gráficos de Transformações de Gás Ideal
https://www.geogebra.org/m/bVz9Z8TU

2º - Compartilhando como foi essa aplicação (pontos positivos e pontos negativos). 

a aula prática no laboratório provou ser uma estratégia de ensino eficaz, pois alguns alunos conseguiram entender melhor os conceitos de Transformações do Gás Ideal através da interação direta com os Recursos Educacionais Abertos (REA) do GeoGebra. A visualização e a manipulação dos gráficos permitiram que os alunos compreendessem os conceitos de uma maneira mais intuitiva e concreta do que apenas na aula expositiva inicial.

No entanto, houve alguns desafios. Um ponto negativo foi a dificuldade com a tecnologia. Seria ideal se todos os alunos tivessem acesso a computadores de alta qualidade que não travassem. Alguns alunos enfrentaram problemas com seus dispositivos que não carregavam completamente a interface do GeoGebra ou não exibiam toda a tela. Isso limitou a capacidade de alguns alunos de interagir plenamente com os REA.

Apesar desses desafios, o professor conseguiu contornar o problema pedindo aos alunos que usassem seus celulares. Embora não seja a solução ideal, permitiu que a aula continuasse e que os alunos ainda pudessem aprender com os REA.

Em suma, a aula foi um sucesso apesar dos desafios tecnológicos. Os alunos foram capazes de entender melhor os conceitos através da prática no laboratório, demonstrando o valor dos REA como uma ferramenta de ensino.



456 palavras

Em resposta à Gabriel Henrique da Cruz Faria

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Cláudia Eliane da Matta -
Olá Gabriel!
Qual foi a data de aplicação desta aula? A ideia era que fosse aplicada nesta semana.
Abraço,
Profa. Cláudia sorriso

22 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Ricardo Santana Martins -
Tema da aula: pH (Potencial Hidrogeniônico)
A aula abordará os conceitos fundamentais de pH, fornecendo uma compreensão abrangente sobre a escala de pH, sua importância em diferentes contextos, como na química, biologia, no meio ambiente, e saúde, e como é medido.

Relação com o modelo TPACK:

Conhecimento Tecnológico (TK): Utilizaremos recursos tecnológicos para apresentar visualmente os conceitos de pH, incluindo simulações interativas e gráficos dinâmicos.
Conhecimento Pedagógico (PK): Desenvolveremos estratégias de ensino eficazes para explicar os conceitos de pH de maneira acessível e envolvente, adaptando a linguagem e as atividades ao nível dos alunos.
Conhecimento de Conteúdo (CK): Dominaremos o conteúdo específico relacionado ao pH, incluindo definições, cálculos e aplicações em diferentes áreas.
Conhecimento Tecnológico-Pedagógico (TPK): Integraremos as ferramentas tecnológicas de forma aprimorar a compreensão dos alunos sobre o pH, usando-as de maneira eficaz para facilitar a aprendizagem.

REA utilizado: PhET
Link: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/ph-scale


A simulação interativa utilizada no PhET (QUÍMICA) permitirá analisar como diferentes substâncias afetam o pH de uma solução, através dessa experiência prática virtual, os alunos poderão compreender melhor os conceitos abstratos relacionados ao pH e estabelecer seu conhecimento de forma significativa. Durante a aplicação do simulador, irei direcionar e incentivar a exploração e promover a discussão sobre os resultados observados.

203 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Lucas de Paulo Lameu -
Tema da aula: Onde fica o espaço?

Turma: segundo ano do Ensino Médio de Tempo Integral

Explique como sua aula está relacionada com o modelo TPACK (5 a 10 linhas):
Conhecimento Tecnológico (TK): Serão usadas três simulações do site Física na Escola - HTML5 (Atmosfera terrestre, Satélites geoestacionários e Canhão de Newton) para se falar qual é o limite entre a Terra e o "Espaço?", começando pelo atmosfera terrestre, passando pelos satélites geoestacionários e finalizando com o lançamento de foguetes.

Conhecimento Pedagógico (PK): O objetivo educacional é utilizar simulações, em trios, como um modelo das teorias físicas, para compreender gráfica e quantitativamente qual é o limite entre a Terra e o espaço, qual é a altura e a velocidade necessária para se ter o satélite estacionário e como se se faz para se romper com a gravidade. Desta forma, o intuito da abordagem é a modelização de teorias físicas por meio simuladores, que são importantes no desenvolvimento do conhecimento físico.

Conhecimento do Conteúdo (CK): Os tópicos a serem apreendidos são: camadas da atmosfera terrestre, satélites geoestacionários, velocidade de escape e gravidade.

REA utilizado (link): Física na Escola - HTML5 - https://www.vascak.cz/physicsanimations.php?l=pt

Imagens do REA:

Atmosfera
Satélite geoestacionário
Canhão de Newton

194 palavras

Em resposta à Lucas de Paulo Lameu

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Lucas de Paulo Lameu -
2ª parte da atividade:

Data da aplicação: 14/06/24

Turma: 2º1 EMTI

Descrição geral: os alunos foram levados ao laboratório de informática, no qual se sentaram em duplas ou trios para primeiro fazerem uma breve pesquisa, utilizando os simuladores. Depois eles foram conduzidos a utilizarem cada um deles junto com o professor, uma vez que estava sendo projetado no datashow.

Pontos positivos: o interesse e a curiosidade pelo tema em descobrir o limite entre a Terra e o espaço foram facilitados por meio das simulações. O site tinha muitas simulações de outras áreas da Física, o que foi interessante, porque algumas equipes começaram a explorar outras simulações, de forma espontânea e conforme o interesse da cada um. Neste ponto, consegui abordar com eles outros conceitos que eles já viram na Física ou que ainda irão ver, tentando fazer alguma conexão com o tema da aula. Diante disso, ao final, pedi para que eles continuassem a explorar as simulações e que eles poderiam utilizá-las inclusive quando precisarem para compreender melhor alguns conceitos e matérias. Em suma, foi muito produtivo e interessante abordar o assunto estudado.

Pontos negativos: o fato de não ter computador para todos, foi um pouco ruim porque nem todos conseguiram utilizar as simulações, apenas acompanharam. Em relação às simulações, há também algumas limitações, uma vez que a ideia é apenas representar um modelo. Por um lado, as simulações são simples e intuitivas, mas por outro, elas são bem limitadas, fazendo com que então a aula fosse bem assertiva, para que os alunos não confundissem alguns conceitos que não poderiam ser explorados com aquelas simulações citadas na aula.

Abaixo, segue a foto com a turma. Embora eu esteja como vice-diretor na escola, eu consegui utilizar uma aula para aplicar a proposta e foi bem legal, além de ser "nostálgico" já que não estou em sala há alguns meses.

2º 1
2º1.

308 palavras

Em resposta à Lucas de Paulo Lameu

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Cláudia Eliane da Matta -
Olá Lucas!
Gostei demais do seu depoimento. Parabéns pela aplicação a atividade.
Um abraço,
Profa. Cláudia

16 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Robélia Izabel Reis Corrêa Silva -

Tema da aula: A obra de Machado de Assis e seu Contexto Histórico.

Público alvo: Alunos do Ensino Médio de Tempo Integral

Explique como sua aula está relacionada com o modelo TPACK:

O modelo TPACK integra Tecnologia(TK) , Pedagogia (PK) e Conhecimento do conteúdo (CK)  para ensinar sobre Machado de Assis. Nesta aula o aluno irá acessar e explorar um REA que contém textos, análises e vídeos sobre a obra do autor. O conhecimento pedagógico será aplicado para desenvolver estratégias que incentivem a análise crítica e interpretação literária, enquanto o conhecimento do conteúdo ficará na vida e nas obras de Machado de Assis, proporcionando uma compreensão mais profunda de sua contribuição para a literatura brasileira.

REA utilizado:   https://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista 




118 palavras

Em resposta à Robélia Izabel Reis Corrêa Silva

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Ruthe Aparecida Silva -

Aula de Estudos Orientados (aplicada na semana do dia 10 á 14 de junho)

Público: alunos do 1º e 2º ano ensino médio.

Site:https://tutormundi.com/

Como substituta atualmente na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, estou lecionando o conteúdo de Estudos Orientados com maior número de aulas. Nesta semana trabalhamos metas e objetivos com intuito de engrandecer os planos e direcionamentos dos alunos referente suas escolhas, planos e objetivos. Fiz uma dinâmica qual utilizei o site Tutor Mundi que é bem legal e encaixa no REA para público, por alunos e  professores que buscam inovações.

Dinâmica das malas para fazer em uma aula de orientação de estudos


Dinâmica: "cada aluno tem que ilustrar cinco malas e direcionar um objetivo em cada uma delas, no decorrer da atividade contei  uma história qual todo processo ocorre um imprevisto e precisa descartar uma mala, no fim resta só uma mala ela realmente importa na sua vida?"

140 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Rodrigo Silva de Souza -
Tema da aula: Reconhecimento do domínio e imagem de uma função através do gráfico.

Público Alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Médio.
Data de aplicação: 07/06/2024

Para facilitar o entendimento dos alunos sobre o reconhecimento do gráfico de uma função e seus elementos e observando a limitação que os recursos tradicionais, quadro branco e pincel, proporcionam na compreensão de uma função e a continuidade da variável, foi utilizado um recurso criado no software Geogebra para que os alunos pudessem ver e manipular no gráfico o domínio e imagem de uma função relativo ao gráfico apresentado.
O Geogebra é um software que permite a criação de recursos de geometria dinâmica. Há inúmeras possibilidades de uso e em seu site podemos encontrar um repositório com inúmeros recursos criados. Para essa aula, em particular, foi utilizado um recurso já disponível, além da Geogebra Clássico para apresentar casos mais simplificados de domínio e imagem.
A compreensão dos valores variáveis de uma função nem sempre é clara para o aluno, que geralmente trata o valor de x como um número fixo que precisa ser determinado, confundindo o conceito com equações. Ao falar de intervalos de domínio ou imagem, há uma dificuldade em relacionar números reais além daqueles presentes no conjunto dos Inteiros. Apresentar o recurso permite uma visualização mais eficaz que apenas o desenho estático no quadro ou imagem do livro didático pode proporcionar.

REAs utilizados:
Domínio e Imagem de funções -https://www.geogebra.org/m/u6vstkku
Geogebra Clássico - https://www.geogebra.org/classic

Imagens do REA
Domínio e Imagem
Domínio e Imagem
Geogebra Clássíco

245 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Vanessa Siqueira -

Tema da aula: Envelhecimento e longevidade.

Público alvo: Alunos do 3° Ensino Médio.

Explique como sua aula está relacionada com o modelo TPACK: TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) é um modelo que descreve o conhecimento que os professores precisam ter para integrar efetivamente a tecnologia na educação. A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é uma iniciativa coordenada pela BIREME/OPAS/OMS que oferece acesso a uma vasta coleção de informações científicas e técnicas em saúde. Seu objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento em saúde, facilitando o acesso a artigos, livros, teses, diretrizes clínicas, entre outros recursos. Possui acesso aberto e diversidade de recursos.

·         Atividade: Introduzir os alunos à Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e explicar como navegar no site.

·         Ferramenta: Acesso ao site BVS.

·         Objetivo: Ensinar os alunos a buscar e filtrar informações relevantes sobre envelhecimento e longevidade na BVS.

Site: https://bvsms.saude.gov.br/

Pontos positivos: adquirir conhecimento sobre o tema proposto, permite que os alunos tenham contato com informações baseadas em evidências e desenvolvam habilidades de pesquisa.

Pontos negativos: tempo limitado.


172 palavras

Em resposta à Vanessa Siqueira

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Vanessa Siqueira -
Segunda parte da avaliação:
A aula foi administrada no dia 11/03, com duração de 50 minutos.
Pontos positivos: adquirir conhecimento sobre o tema proposto, permite que os alunos tenham contato com informações baseadas em evidências e desenvolvam habilidades de pesquisa.

Pontos negativos: tempo limitado, pois o site oferece muito conteúdo a ser explorado e os alunos ficaram interessados, porém com o curto tempo não usufruíram totalmente.
Aula realizada no laboratório de informática.

72 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Anaildes Alves de Almeida -
                         Bom dia professoras e Bom dia a todos,
                         Como estamos aprendendo mais com o curso sobre a REA e uma das formas que inclusive eu uso para as minhas aulas é uma das aplicações do REA, no entanto agora que eu soube pesquisando no site da professora Alessandra e conversando com os meus colegas de curso, cheguei a conclusão que já estava aplicando à algum tempo em minhas aulas cotidianas.
                          Creio que vários professores daqui já usa e aplica também por ser uma das mais usadas e mais conhecida, porém tão menos importante por ter fácil acesso e termos mais conhecimento sobre ela...
                           Essa REA é o google e em especial o google documentos, eu o utilizo sempre para passar a minha aula editada e que eu possa imprimir para passar para os alunos, já que na minha matéria tenho muitas partes teóricas e assim os que faltam a aula, depois possa também obter o documento da aula passada,podendo colocar em dia a matéria, eles gostam por poder optar por guardar em uma pastinha ou colar no caderno e em algumas das vezes eu posso montar um portfólio da matéria para eles.


                          Enviei o link da minha aula e enviarei uma foto de onde entrar para utilizar.

208 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por juan antonio -

Boa tarde a todos!

Tema da aula: População mundial: crescimento populacional e distribuição de valores

Público- alvo: Alunos do 3º Ensino Médio.

Data de aplicação: 10-06-24

 O modelo TPACK assume que a integração eficaz da tecnologia à educação envolve três componentes centrais: o conteúdo, a pedagogia, a tecnologia e as interações entre eles. Nesta atividade, foi utilizada:

  • O conhecimento pedagógico (PK): O plano educacional dessa aula é apresentar o crescimento populacional mundial aos alunos e fazer reflexões históricas, sociais e espaciais sobre a distribuição populacional, educacional e econômica dos países nos dias de hoje. 
  • O conhecimento tecnológico (TK): Nessa aula, o objetivo é utilizar o aplicativo WORLDMETER(site que atualiza todos os segundos dados sobre a população, economia, educação, despesas, entre outros. E o aplicativo WORD CLOUD como ferramenta online de nuvem de ideias . 
  • No conhecimento do conteúdo (CK): Os alunos irão analisar o crescimento populacional brasileiro e mundial com vistas a evoluções científicas, tecnológicas e educacionais; analisando a distribuição e as condições sociais da população, e analisando em como a estrutura da população no mundo é caracterizada pelo conflito entre o crescimento do número de idosos e as altas taxas de natalidade, que são características dos países mais desenvolvidas no cenário mundial.

REA utilizada: https://www.worldometers.info/ - https://www.mentimeter.com/

Worl Cloud



208 palavras

Em resposta à juan antonio

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por juan antonio -
Pontos positivos da aula: os alunos ficaram muito interessados com a aula, navegando no site que para eles foi novo e adquiriram muito conhecimento.
Ponto negativo: internet para os alunos navegarem melhor.

32 palavras

Em resposta à juan antonio

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Cláudia Eliane da Matta -
Olá Juan,
Gostei muito da plataforma que você utilizou, só gostaria de saber em que contexto você aplicou esta atividade?
Um abraço,
Profa. Cláudia

24 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 04 - Fórum sobre a aplicação do REA em sala de aula

por Renato José Moraes de Oliveira -
Tema da aula: Transitividade verbal
Esta aula aborda a transitividade verbal explicando a relação dos verbos e suas ligações com seus complementos, o que os classifica como verbos transitivos na medida em que podem se ligar ao complemento de forma direta, indireta ou direta e indireta, dependendo do uso ou não de preposição. E também quando os verbos não apresentam a necessidade de complemento, sendo classificados como verbos intransitivos.

Data de aplicação: Sem data. Como estou em férias-prêmio, utilizei o último conteúdo trabalhado em sala antes de me afastar, portanto não apresentei esse recurso REA nesta aula.

O REA utilizado para exemplificar é um Mapa Mental que pode ser localizado no portal: https://studymaps.com.br/transitividade-verbal/ , de uso livre e gratuito. Esta imagem apresenta as situações de transitividade verbal de forma lúdica e vibrante.


Essa imagem pode ser analisada dentro do modelo TPACK da seguinte forma:

Conhecimento Tecnológico (TK)
Uso de Ferramentas Digitais: A imagem é uma simulação de uma anotação manual compartilhada digitalmente, possivelmente feita com o uso de aplicativos de notas, ou câmeras de smartphones. Isso demonstra como ferramentas digitais podem ser usadas para capturar e compartilhar recursos educacionais de maneira eficiente. Além disso, a menção ao Instagram (@bolzan.studies) sugere o uso de plataformas de mídia social para disseminação de material educacional, permitindo um alcance mais amplo e engajamento com os estudantes.

Conhecimento Pedagógico (PK)
Organização Visual e Didática: A estrutura visual das anotações é clara e bem organizada, com uso de cores diferentes para destacar conceitos importantes e exemplos, o que facilita a compreensão e a retenção das informações pelos estudantes. Essa metodologia e o trabalho com a apresentação das informações, sugere uma abordagem pedagógica que combina teoria e prática, mostrando exemplos concretos para explicar conceitos abstratos, o que pode ajudar os alunos a conectarem a teoria com situações reais.

Conhecimento de Conteúdo (CK)
Profundidade do Conteúdo: A imagem cobre aspectos detalhados da transitividade verbal, incluindo os tipos de verbos transitivos (diretos, indiretos, diretos e indiretos) e intransitivos, além de exemplos práticos que ilustram cada conceito. As anotações, embora bem resumidas, são precisas e claras, com definições e exemplos que facilitam o entendimento dos alunos, o que gera mais segurança na apreensão do que foi dado em sala.
 
Em resumo, a figura representa uma aplicação prática do modelo TPACK, onde o conhecimento tecnológico é utilizado para facilitar a disseminação de conteúdo pedagógico, o conhecimento pedagógico é aplicado para organizar e ensinar o conteúdo de forma eficaz, e o conhecimento de conteúdo é demonstrado pela profundidade e clareza das explicações sobre transitividade verbal.

423 palavras