Fórum Lições Aprendidas

Fórum Lições Aprendidas

Número de respostas: 14

Olá!

Este é um fórum de auto-avaliação. Quando falamos em auto-avaliação, ela se refere, sobretudo, às competências: conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que você adquiriu neste curso.

Primeiramente, releia o texto "Como ser um aluno virtual", disponível na semana de ambientação para participar deste fórum. Após a leitura, faça uma autoanálise sobre, pelo menos, duas competência apresentadas e como as desenvolveu durante o curso.

Quais as lições aprendidas? O que mais gostou? Quais os problemas que você enfrentou na disciplina e como você os solucionou, ou solucionaria hoje? Essa reflexão é muito importante, é um processo de autoconhecimento e amadurecimento que levará você a ser um aluno melhor.

Você deverá elaborar um texto de 5 a 10 linhas. 

Compartilhe nesse fórum sua auto-avaliação com seus colegas de curso e com a professora.

Um abraço,

Profa. Cláudia

Prazo: De acordo com o cronograma disponível no plano de ensino da disciplina.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Critérios de avaliação:

• Reflexão sobre o aprendizado utilizando as dimensões do CHA (pelo menos 2 competências).
  • Clareza e coesão textual.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum Lições Aprendidas

por Jésus Aparecido da Rosa -
Em um curso na modalidade EaD, devemos a priori, demonstrar um mínimo de habilidades técnicas das tecnologias da informação e comunicação e estar preparados para poder aprender com as novidades. Administrar o tempo de modo a criar um cronograma de estudos dentro de nossas prioridades também é fundamental, além de utilizarmos boa comunicação escrita e oral de modo a interagir de modo eficaz com seus pares dentro do curso. Devemos estar abertos a novas ideias e questionamentos impostos por esses pares, sejam eles professores, tutores, ou outros alunos, a fim de uma reflexão profunda sobre nossas ideias e principalmente sobre nossas ações.
Dentro deste curso, busquei sempre atender a todos esses quesitos. Talvez em alguns momentos (atividades), pela ansiedade em atender dentro do prazo e ainda pela “correria” do dia dia, possa ter deixado algo a desejar.
Gostei muito de poder (re)ver alguns conceitos teóricos de práticas já adotadas dentro da minha prática na docência.
Foi uma experiência valiosa e espero aproveitar ao máximo a próximo etapa desta formação.

por Giovanna Castro Leitão -
Analisando meu desempenho no curso, pude identificar algumas competências que posso desenvolver mais. A administração do tempo e a presencialidade virtual, principalmente. Devido à outros compromissos, não consegui participar tão ativamente das últimas discussões do curso. Quanto à pontos positivos do meu desempenho, consegui organizar bem o desenvolvimento e a entrega das atividades no prazo. Gostei bastante da fundamentação teórica que o curso abordou, é muito importante para termos um referencial na hora de trabalharmos com o tema. Os momentos de discussão também foram muito bacanas. Foi um ótimo curso!

por Ivone Ferreira Chagas -

Ser um aluno virtual exige  responsabilidade e proatividade, de modo que a flexibilidade de horário é um desafio para conseguir entregar as atividades dentro do prazo, porém é necessário gerenciar o  tempo para obter os benefícios oferecidos pelo curso.

Como aluna, afirmo que os desafios são considerados aprendizados e as habilidades são propostas de inovação e busquei atender todos os quisitos de forma que cheguei um pouquinho atrasada na plataforma devido a correria diária.

Devemos ser apto ao assumir compromisso, dessa forma é estar sempre atento e pronto para submissão de trabalhos e realizações de testes, esse é o meu objetivo.

Gosto da plataforma, da atenção dos instrutores e foi uma experiência nova e valiosa. Atento para aproveitar o máximo os próximos módulos.

por Gabriel Henrique da Cruz Faria -
Autoavaliação: Nota 8/10.
Participação nas Lives e Fóruns: Ativa e relevante.
Habilidade Desenvolvida: Elaboração de planos de aula com recursos educacionais abertos e outras tecnologias educacionais.
Aprendizado Contínuo: Inspirado por bons exemplos de professores e colaboração dos colegas.

por Robélia Izabel Reis Corrêa Silva -

Neste curso aprendi a utilizar os recursos disponíveis na plataforma e a buscar soluções de forma independente. Observei que planejar e seguir um cronograma de estudos é essencial para cumprir prazos e manter o foco. Gostei da flexibilidade do curso, que me permitiu estudar no meu próprio ritmo e acessar uma variedade de recursos interativos e materiais de estudo. Enfrentei desafios com a falta de tempo e me reorganizei gerenciando meus compromissos.

Foi uma experiência valiosa e estou ansiosa para a próxima etapa.

por Ricardo Santana Martins -
Com o curso “Introdução às tecnologias emergentes aplicadas à educação” adquiri e desenvolvi competências em diversas áreas de conhecimento, habilidades e atitudes. O importante é refletir sobre meu progresso ao longo do curso, destacando descobertas em áreas que não tinha conhecimento. Serviu muito para um crescimento futuro. No que diz respeito ao conhecimento teórico, expandi minha compreensão em áreas fundamentais como a utilização do REA, que demonstrou ser uma ferramenta poderosa para o ensino. Em relação as habilidades desenvolvi competências significativas que foram postas em práticas nas atividades desenvolvidas. Sempre tive uma postura de abertura para novos conhecimentos e retornos construtivos. Adaptei-me bem aos desafios, buscando soluções para as diversas tarefas propostas.

por Claudilene Ribeiro Braga -
Neste curso fomos levados a desenvolver ou aperfeiçoar estratégias de reflexão, comunicação, participação e gestão de tempo. Os alunos da EAD precisam desenvolver competências específicas, como autodisciplina, autogestão do tempo e habilidades de comunicação online. A tecnologia impactou a forma como nós alunos deste curso, interagimos com o conteúdo educacional, exigindo maior autonomia e responsabilidade no processo de nossa aprendizagem. Eu particularmente precisei me adaptar as novas formas de estudo e colaboração, aproveitando as vantagens oferecidas pelo ambiente virtual de aprendizagem. Aprendi muito com os conteúdos apresentados e com a plataforma. Foi uma experiência muito interessante e valiosa.

por Vanessa Siqueira -
Nesse curso foi adquirido muito conhecimento. As aulas foram feitas em formato com facilidade de acompanhar e os encontros remotos eram bem interessante.
Minha autoavaliação é 07/10, pois poderia ter me organizado melhor em questão de horários.
Agradeço a oportunidade de participar desse curso.

por Anaildes Alves de Almeida -
Desde já posso dizer o quanto foi útil o aprendizado que tive neste curso, como já descrito por alguns colegas, para se estudar de forma EAD é necessário um auto gerenciamento de tempo para habilitar uma forma de excelência no desenvolvimento.
Goistaria de ter participado de todas as aulas, mais teve uma que por força maior não consegui, mesmo assim depois assstii aos vídeos, e consegui absorver o conteúdo, tive sucesso.
Posso dizer que tive um pouco de dificuldade nas postagens de fotos e com isso foi possível aprender mais, amo mapas mentais, foi gratificante poder aprender vários modelos de montagens.
No geral acho que estou de 7/10 em questão de notas, mais gostaria de poder aplicar melhor na próxima etapa.
Enriqueceu o meu conhecimento e as trocas de informações sobre tecnologias, fazendo com que coisas simples que as vezes achamos que sabemos pode ser bem além do que pensamos, amei conhecer mais sobre REA, Mapas, formas de aplicações...Porém todo conhecimento adquirido foi de uma soma interessante.
E assim aprender mais sobre as tecnologias e sua aplicação normal, como o próprio nome diz técnicas de novas analogias.
Agradeço aos professores por poder fazer parte deste aprendizado e aos colegas pelos compartilhamentos e a soma de conhecimento.

por Renato José Moraes de Oliveira -
O aprendizado sempre vai enriquecer a trajetória de qualquer pessoa que tem uma vida acadêmica ativa, e sempre vai agregar ações, desenvolvimento de ideias e criatividade, pois vai ampliar o horizonte de possibilidades levando cada vez mais a uma transmissão mais consistente do que foi aprendido. Nesse cenário interagi com os objetos do meu estudo, agreguei informações importantes ao meu conhecimento prévio sobre as REAs, principalmente no quesito licenças, o que me ajuda bastante nas possibilidades de criação, sem infringir regras e direitos, além de treinar minhas habilidades e competências. É claro que no dia-a-dia, nossas atividades, diante das atribulações a que a escola nos remete, nem sempre temos tempo para preparar tudo o que gostaríamos sobre todos os assuntos que trabalhamos, mas a nossa atitude depois de adquirir determinados conhecimentos nos impele a fazer melhor e com mais agilidade essas ações. Achei que a experiencia de aprender tudo isso foi muito válida e me animou bastante para dar continuidade no aprendizado sobre a inteligencia artificial.

por Antonio Carlos Leite -
Neste curso, assim como em outros cursos online, considero a administração do tempo e organização essenciais para um bom andamento e aproveitamento do aprendizado. Essas são as habilidade que mais busco desenvolver, pois contribuem também para outras práticas do cotidiano, especialmente na função de professor.
A organização dos conteúdos e das aulas me ajudou no aprimoramento dessas habilidades, dividindo tanto o volume de conteúdo quanto o prazo para a realização das atividades. Dessa forma, sinto que aproveitei melhor o aprendizado em cada tópico discutido. O compartilhamento de experiências com outros colegas também foi bem organizada e permitiu conhecer e compreender as ações e soluções propostas por outros professores.
A organização do tempo foi o principal desafio e a solução foi incluir na agenda um horário especifico para as atividades do curso.
Agradeço a oportunidade e espero dar continuidade ao aprendizado.

por Lucas de Paulo Lameu -
Dentre as competências que consegui desenvolver bem foram: REFLEXÃO; FLUÊNCIA DIGITAL; AUTONOMIA; COMUNICAÇÃO; FLEXIBILIDADE; AUTO-MOTIVAÇÃO. Em específico, ressalto a reflexão, uma vez que em cada aula, atividade e material lido, eu busquei analisar e refletir sobre como é minha prática docente, como poderia melhorar minhas práticas como vice-diretor, como pesquisador e como cidadão. Em especial, procurei ao longo de cada Semana, tentar refletir e aplicar o que era possível. Acredito que agora ao final do curso, ainda estou neste processo de construção em pensar sobre como as tecnologias podem ser integradas na educação de uma forma crítica e consciente. Em relação às competências que não consegui desenvolver muito bem foram: ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO; ORGANIZAÇÃO; PRESENCIALIDADE VIRTUAL; AUTOAVALIAÇÃO; TRABALHO EM EQUIPE. Cito, em especial, a presencialidade virtual, porque embora fiz todas as atividades, não consegui acompanhar as discussões ao longo do grupo de uma forma mais eficiente, mesmo interagindo na medida do possível. Aqui também cabe a dificuldade na Administração do tempo, no sentido de que, não consegui participar de todas as reuniões síncronas, pelo fato de trabalhar como vice-diretor no mesmo horário. Por outro lado, consegui assistir em outros horários e realizar todas as atividades. Das lições aprendidas, foi a importância de enxergar o uso das tecnologias de uma forma mais integrada e não excludente, em relação à Educação. Ou seja, não se trata em usar as tecnologias de forma instrumental, mas de forma integrada, reflexiva e crítica. Gostei muito da assertividade do curso e da praticidade, indo ao encontro de minha realidade como educador. O maior problema foi não realizar as primeiras atividades dentro do prazo, no entanto, a partir a Semana 2 consegui colocar em dia. Achei o curso muito enriquecedor e gostei muito de aprender mais sobre os REA. Como um todo, o curso foi excelente e considero minha participação razoável.

por Ruthe Aparecida Silva -
Hoje posso dizer o quanto sou inexperiente com conhecimento digital!
Minha autoavaliação hoje seria 6/10, pois realmente tive muita dificuldade em compreender alguns temas e recurso do curso "Introdução às tecnologias emergentes aplicadas à educação", mas saio com uma bagagem de conhecimento e experiências muito grande e desafiadora, mesmo o curso sendo online as aulas síncronas me ajudaram muito, estive ausente em uma por motivos pessoais, mas todas que acompanhei foram muito benéfica e eficaz para engrandecer meus estudos e conhecimentos!
Agradeço à todos em especial a Professora Cláudia pela dedicação.

por Rodrigo Silva de Souza -
Este é meu terceiro ou quarto curso EAD e talvez eu seja o pior aluno de ensino à distância do mundo. Para começo em fóruns já acho que falaram tudo que precisava ser dito e minha opinião seria apenas mais do mesmo e além disso, tenho dificuldades em diálogos ou conversas interrompidas pelo tempo entre uma postagem e outra o que me torna um aluno pouco ativo. Em web conferências geralmente fico calado, pois muitas vezes estou em ambientes que me impossibilitam de usar de comunicação verbal e o chat nem sempre permite um diálogo eficaz.
Geralmente leio tudo que é proposto, pelo menos isso eu tento ser um bom aluno, mas realmente no que tange a participação ativa. sou um fiasco.
Tendo em vista esse panorama, voltemos a atenção para o desempenho neste curso.
A temática não me é estranha e já conhecia a maioria das ferramentas apresentadas, embora não faça uso nem pessoal e nem didático. Então de conhecimento adquirido, além das ferramentas e recursos que desconhecia, a parte que diz respeito as teorias por detrás do uso das TDIC e a parte de legislação foi onde houve um grande aprendizado. também posso citar o reconhecimento do potencial de algumas ferramentas apresentadas. Das habilidades adquiridas, ao meu ver, são mais voltadas para a parte teórica, de modo geral não tenho dificuldades em aprender a usar novos recursos e ferramentas. Já nas atitudes posso citar o fato de que como um "cara metódico" que sou, sempre sou relutante em utilizar outros meios além daqueles que meu pragmatismo permite. Então, forçado a usar recursos que não estavam na minha lista de favoritos, isso gera uma reflexão que talvez eu esteja perdendo coisas boas.
Para finalizar, diante do meus atrasos em entregar as atividades, outros afazeres que não me permitiam uma dedicação satisfatória e a falta "não voluntária" de comprometimento, diria que minha nota seria um 3/10, sendo generoso e mantendo a afirmação já anteriormente citada que talvez eu seja o pior aluno EAD do mundo.
Agradeço imensamente as professoras pelos conhecimentos compartilhados e perdão pelo meu pífio desempenho.