APTIS_2023_S2_T1 - Introdução à escrita científica
APTIS_2023_S2_T1 - Introdução à escrita científica
GratuitoEsse é um curso de extensão de difusão científica que apresenta técnicas para melhorar suas habilidades de escrita científica. O curso é voltado para os Estudantes de Engenharia que realizam ou pretendem realizar Iniciação Científica. É desejável que os participantes tenham habilidade de escrita e leitura em Inglês. O curso possui a carga horária de 40 horas. Os alunos aprovados terão direito ao certificado.
- Professor: Cláudia Eliane da Matta
Jogos e Recursos Pedagógicos Digitais para o Ensino da Matemática na perspectiva Inclusiva
Jogos e Recursos Pedagógicos Digitais para o Ensino da Matemática na perspectiva Inclusiva
GratuitoO curso “Jogos e Recursos Pedagógicos Digitais para o ensino da Matemática na perspectiva inclusiva”, será oferecido no contexto de uma pesquisa mestrado, que busca analisar as aprendizagens docentes de professores que ensinam matemática na educação básica ao participarem de um curso de extensão sobre a utilização de jogos e recursos pedagógicos digitais na perspectiva inclusiva. Para o curso de extensão, os participantes desta pesquisa terão oportunidades de interação e reflexão, em encontros para estudos e discussões sobre a temática da utilização de jogos e recursos pedagógicos digitais para o ensino de matemática na perspectiva inclusiva, em um contexto colaborativo de trabalho. Antes do início do curso propriamente, foi aplicado um questionário para o levantamento de demandas de professores da educação básica, as quais ajudaram a nortear as temáticas a serem discutidas. Tal ação estará inserida em um curso presencial na qual estão previstos cinco módulos, totalizando 15 encontros, distribuídos de acordo com a necessidade temática de cada módulo. Os três primeiros módulos serão dedicados a (1) estudos teóricos e discussão sobre deficiências, (2) conhecimento da legislação e sobre o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) e (3) análise de jogos e recursos pedagógicos digitais com foco na inclusão. O quarto módulo terá como objetivo subsidiar o processo de elaboração dos planos de aula, com base nos estudos dos módulos anteriores, e acompanhar a execução dos mesmos nas salas de aula da educação básica. Por fim, o quinto módulo será dedicado à socialização das narrativas dos professores, orais ou escritas, sobre suas vivências no processo de elaboração e execução dos planos de aula. O curso será oferecido para professores que ensinam matemática na educação básica na rede pública e/ou privada de Itajubá-MG, para professores universitários, alunos de programas de pós-graduação e estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática e/ou pedagogia. Acontecerá por meio de encontros semanais e leituras semanais durante um período de 15 semanas entre os meses de fevereiro/2023 e maio/2023. Tendo em vista o objetivo da pesquisa, a coleta/produção de dados se dará a partir de gravações e transcrições dos encontros de estudo, das produções e das narrativas orais ou escritas pelos participantes.
- Professor: Alice Juliana Garcia de Melo
- Professor: Eliane Matesco Cristovao
RUBRICAS_AVAL_2023_S1_T1 - Rubricas de Avaliação
RUBRICAS_AVAL_2023_S1_T1 - Rubricas de Avaliação
GratuitoFonte: flaticon.com
A proposta desta formação é a de que docentes se apropriem do conceito de avaliação da aprendizagem como um processo com efeitos retroativos ao/do processo de ensino-aprendizagem. Além do conceito de avaliação, serão trabalhados abordagens, tipos, critérios e instrumentos de avaliação com aplicação de atividades práticas que consideram aspectos pedagógicos, cognitivos e linguísticos da elaboração de itens de avaliação e de rubricas de aprendizagem.
- Professor: Milady Renata Apolinário Da Silva
- Professor: Rosana Ferrareto
- Professor: Maria Elizabete Villela Santiago